Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DINÂMICA DOS ECOSSISTEMAS FLORESTAIS

Foto: Cartaz do evento (2017)

Foto: Prof. Valter Machado da Fonseca (2017)

Foto: Slide/capa apresentação - palestra (2017)

Foto: Prof. Valter Machado da Fonseca (2017)



Prof. Dr. Valter Machado Fonseca
Ocorreu dia 20/09/2017, no anfiteatro da Biblioteca da UFV, o segundo dia da I Semana Jurídica de Proteção das Florestas Naturais. O evento é uma iniciativa do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (DPD/UFV). Neste segundo dia do evento, ministrei a palestra “DINÂMICA DOS ECOSSISTEMAS FLORESTAIS: belezas e chuvas”, em nome do DPE.
O evento contou com a participação de professores e alunos (as) de diferentes cursos e foi uma reflexão muito importante, principalmente no momento em que as forças neoliberais ameaçam a entrega da principal floresta tropical do globo, a Amazônia, para os grandes grupos financeiros que atuam em atividades do garimpo e mineração.
Foi um debate fecundo que demonstrou o interesse por parcela, ainda que pequena, da comunidade acadêmica em discutir esta relevante problemática. Com a realização da Semana Jurídica verificamos a importância e necessidade de ampliar este debate para os diversos setores e áreas do conhecimento que compõem a comunidade acadêmica, pois, as questões socioambientais são temas transversais que perpassam todas as áreas do conhecimento.
Porém, apesar, dos grandes esforços para mobilização da comunidade acadêmica, percebemos que grande parcela dessa comunidade não entendeu a gravidade destes ataques sobre a Amazônia brasileira. A temática continua, mais do que nunca, na ordem do dia. Este debate precisa ser divulgado e ampliado. Aproveito para agradecer aos organizadores, educandos (as) e professores envolvidos nesta tão relevante mobilização acadêmico-social-científica.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário