Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O DISCURSO MIÚDO

Prof. Valter Machado da Fonseca (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Caros (as) amigos (as)!
Os tempos modernos descortinam diversos nuances que outrora estiveram dissimulados, escondidos na sociedade. O discurso que perpassava os diversos setores e grupos sociais ainda trazia em suas entrelinhas, certa dosagem de verdade e de credibilidade. Diferentemente dos tempos passados, a sociedade atual se acha altamente influenciada pelos controladores das mídias, pelos formadores artificiais de opinião.
É perfeitamente perceptível a construção de tendências e modismos que irão dar o tom de tudo que vai rolar na grande mídia, ou seja, o combustível para a venda de notícias que interessa aos gestores e mentores dos grandes mercados de capitais que ditam as normas no modelo capitalista de produção. Diante disso, é preciso que atentemos para as entrelinhas das notícias, dos fatos e acontecimentos propositalmente forjados pela mídia e que vai ditar os rumos dos mercados reguladores da sociedade capitalista.
Nesta direção interpretativa, nos tempos presentes é quase que impossível perceber alguma verdade no arcabouço discursivo sobre o qual erige o atual modelo econômico de produção. Parece-me que tais discursos são fragmentados, cheios de meias verdades, o que vai determinar o discurso miúdo que sustenta uma lógica de produção de mercadorias completamente inúteis, desnecessárias à sobrevivência e às atividades primordiais dos seres humanos. Assim, meus caros amigos, faz-se urgente o cuidado na interpretação das notícias forjadas e plantadas pela grande mídia, sob pena de comprarmos “gatos por lebres” e, ao mesmo tempo, auxiliarmos na construção da riqueza de poucos e da situação de miserabilidade da grande maioria dos seres humanos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário