Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2016

A ARTE DE SABER OUVIR

Fonte: Arquivo pessoal (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Os tempos d’agora, marcados fundamentalmente pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação, atrofiam as pessoas em sua capacidade de saber ouvir. Quando digo saber ouvir, não me refiro a ouvir qualquer coisa mas, sobretudo, a nossa capacidade de selecionar o que ouvimos, a nossa condição de seres pensantes, comunicantes que conseguem transformar o visual e/ou o virtual em conteúdos aproveitáveis e que possam nos auxiliar na compreensão da realidade. Mas não da realidade virtual, manipulada pela informática e seus infinitos aplicativos.
Meus caros amigos e amigas! Vivemos um grande vazio cultural nunca dantes experimentado e, em grande, parte isto se dá pela manipulação e falsificação midiática que chegam até nossos ouvidos de forma sonora e/ou de forma virtual na incrível quantidade de toneladas de bilhões de megabytes/segundo. Diante disso, torna-se extremamente relevante aguçarmos nossa capacidade de saber ouvir. Isto é, separar a verborragia que nos chega de forma virtual daquilo que é realmente sério, que nos mostra o cerne da realidade, que seja capaz de nos tirar das interpretações imediatistas e de superfície.  Como muito bem o diz meu amigo Humberto Guido: “é preciso escavar a realidade”.
O ato de saber ouvir sempre foi uma grande virtude, uma arte que pode separar a sabedoria da promiscuidade, da superfluidade, da imbecilidade. Quando ouvimos alguém com seriedade, somos convidados a mergulhar na reflexão aprofundada. Ninguém é dono da verdade absoluta, a realidade da vida não é um dogma, pois o que pode parecer, hoje, tratar-se da mais inquestionável verdade, amanhã poderá se converter em uma banalidade ou na mais cruel das falsificações. Na medida em que apuramos nossa capacidade de saber ouvir estaremos dando passos significativos no sentido de nossa construção como seres humanos melhores, mais puros, menos incompletos. É, meus caros amigos, saber ouvir é um dom é realmente uma arte, talvez uma das mais nobres delas. Pensem sobre isso!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário