Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2016

MORRE O MITO: FICA A LENDA

Foto: Correio de Uberlândia (2016)

Foto: Correio de Uberlândia (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Partiu nesta madrugada o maior mito de todos os tempos nos ringues do boxe mundial, Muhammad Ali, o Cassius Clay, vítima do Mal de Parkinson. Ele é natural de Louisville, Estado de Kentucky (EUA). Foi considerado pelos grandes estudiosos do mundo esportivo como o maior boxeador de todos os tempos. Sem dúvida nenhuma, Ali se imortalizou, tornou-se um mito dos ringues. Enfrentou e venceu os maiores boxeadores mundiais e, hoje foi derrotado fora dos ringues por uma doença degenerativa, contra a qual travou o seu mais longo combate: 35 anos de luta contra o Mal de Parkinson.
Apesar do imenso destaque mundial no mundo do boxe e do incontestável talento nesta modalidade esportiva, ele se notabilizou, sobretudo, pelas suas atitudes e posturas fora dos ringues. Muhammad Ali (nome que assumiu após sua conversão ao islamismo) foi um homem engajado na luta contra o preconceito racial e contra a opressão norte americana sobre os países pobres do planeta. Era um homem que tentava alinhavar seu discurso à prática de contestação à tirania norte americana, especialmente contra os países periféricos. Isto ficou demonstrado, de forma evidente, em sua recusa em servir o exército americano quando da invasão do Vietnã.
Assim, a grandeza de seus combates ganharam muito mais significação diante de sua postura política contra a exploração e opressão dos povos pobres pelos governos dos EUA. Mais que um lutador dos ringues, Ali foi um homem contundente em suas ações humanas contra as injustiças e a discriminação, contra o racismo e o preconceito. Diante disso sua enorme estatura física se agiganta ainda mais diante de seu caráter e determinação inabaláveis que nortearam toda a sua vida. Foi-se o grande mito, porém, a história tratará de eternizar sua figura lendária. Muhammad Ali foi um gigante, tanto dentro como fora dos ringues, será para sempre um eterno campeão.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário