Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2016

A ARTE E A SUPERAÇÃO DA ALIENAÇÃO

Foto: Novo tempo.com (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
O trabalho é fundamental para a construção da essência humana, é uma ferramenta fundamental para a demonstração da criatividade e inventividade do homem diante de si mesmo e da natureza. Porém, ele só tem sentido se é uma atividade livre, onde o homem possa mostrar todo seu potencial criativo, então o trabalho só é significativo fora da alienação, ou seja, ele é um instrumento de libertação quando o homem consegue contemplar a si mesmo no produto de seu próprio trabalho.
Então, as artes em geral, como uma das formas mais significativas de trabalho: a música, a pintura, a escultura, a dança, o teatro, a literatura, a poesia, fora da alienação, talvez sejam os instrumentos mais importantes para a superação da própria alienação. Pois, nas artes o homem pode mostrar todo seu potencial criativo, pode nos convidar para viagens espetaculares para além da exploração do homem pelo próprio homem, pode nos convidar a ver o mundo das coisas e o mundo dos homens com outros olhares, múltiplos olhares. Aqui, sob o prisma da não-alienação, falamos das artes que libertam o ser humano, que tiram dele a mordaça imposta pela força da exploração capitalista. Por intermédio delas podemos contemplar outros modelos de vida, de homem, de natureza e de mundo.
Por ser instrumento de libertação ela (a arte) é considerada perigosa pelos opressores, pois ela pode apontar novos caminhos, inclusive o caminho da superação da alienação essencial ao capital. Aponta o caminho da libertação humana diante da opressão.  Por isso, o combate acirrado à cultura e a todas as formas de manifestações artísticas. Por isso, ela é quase que banida dos currículos escolares, colocada em segundo plano, pois, por meio dela se dá a construção da identidade de um povo, de uma nação. E, um povo que conhece sua própria identidade cultural, que reconhece na arte um poderoso instrumento de superação da alienação e exploração é um povo que não se deixa vergar facilmente, portanto, muito mais difícil de se deixar manipular por interesses espúrios. Então, lutar pela manutenção e fortalecimento das artes e da cultura de um povo é um dos caminhos sublimes da luta contra a exploração e todas as formas de dominação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário