Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2016

UMA HOMENAGEM A QUEM SUSTENTA ESTA NAÇÃO




Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
O Dia Internacional da Classe Trabalhadora surgiu da luta no ano de 1886 em Chicago. A essência central do movimento que iniciou-se nos EUA era a luta pela redução da jornada de trabalho para 08 (oito) horas diárias.
Hoje, aproveito esta data de luta e de resistência da classe trabalhadora para homenagear, de fato, quem mantém esta nação: os trabalhadores brasileiros da cidade e do campo. Presto minha singela homenagem aos indígenas, quilombolas, operários, camponeses, mulheres trabalhadoras da cidade e do campo, estudantes, professores, garis, movimentos sociais, homossexuais, prostitutas, moradores de rua, catadores de lixo, enfim, homenageio a todos os marginalizados desta sociedade excludente não somente no Brasil mas em todo o mundo.
Apesar de a burguesia ter se aproveitado do movimento da classe operária e dizer “O Dia do Trabalho”, de fato, o dia 1º de maio é de toda a classe trabalhadora que edifica e sustenta esta nação. É um dia de luta, de luto e de resistência. De luta pela ampliação e preservação das conquistas históricas da classe operária, de luto pelos milhares de trabalhadores que tombaram na luta pelas conquistas de classe e de resistência contra a ofensiva do capital e contra todas as formas de exploração e de marginalização da classe trabalhadora. Enfim, este primeiro de maio é, acima de tudo, um dia de reflexão sobre os desmandos do capital contra nossas conquistas e nossa classe.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário