Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Os Brasis que não queremos ver

Foto: Cataratas do Iguaçu                                                                                                       Fonte: UOL (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Caros (as) amigos (as)! Vocês já pararam para refletir sobre as potencialidades de recursos e belezas naturais do Brasil, além de seu gigantesco potencial econômico? É inadmissível o tratamento dado ao nosso país. Trata-se de um território gigante de proporções continentais, pontuado por modelos de biomas riquíssimos em patrimônio turístico e de recursos naturais.
Nosso país possui áreas gigantescas de terras extremamente férteis. Possuímos a maior floresta tropical do globo (Amazônia), responsável sozinha por cerca de 33% de todas as sequências de DNA que a natureza combinou e recombinou em todo o planeta. Somente 15 % das espécies vegetais de nossa Floresta Amazônica estão catalogados e destes, apenas 12% tem seu princípio ativo conhecido. Tudo isto sem contar a gama enorme de biodiversidade que forma um riquíssimo mosaico de seres vivos. Tudo isto sem mencionar a incalculável riqueza presente em nosso subsolo na forma de uma infinidade quase que incalculável de recursos naturais.
Além da Amazônia, possuímos um arsenal incalculável de belezas naturais (vide pantanal) que podem ser racionalmente explorados pelo ecoturismo. Por estarmos situados numa zona intertropical possuímos gratuitamente uma fonte inesgotável de energia solar (genuinamente limpa), além de sermos um dos territórios mais privilegiados em fontes de água potável e as maiores bacias hidrográficas do mundo. E, ainda por cima, segundo pesquisas da própria ONU, o nosso povo está entre os mais criativos e trabalhadores de todo o mundo.  Diante de tudo isso, por que o nosso país dá prejuízo? Reflitam sobre isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário