Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2016

O “caos” urbano moderno

Fonte: contrapauta.com (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Há poucos dias me peguei a pensar nos tempos antigos. É interessante como a vida há menos de cinco décadas atrás era muito mais simples. Os projetos de felicidade passavam pelas coisas singelas tais como uma boa conversa, um jogo de truco com os amigos, uma boa pescaria, uma pelada de futebol. A gente tinha tempo para conversar; no almoço, especialmente aos domingos, sentavam todos à mesa e o papo girava sobre os acontecimentos corriqueiros da semana ou de tarefas simples da semana seguinte. Parece que a força do dinheiro era minimizada pela importância da simplicidade e das boas coisas da vida.
Em contrapartida, os tempos modernos, marcados pelo “caos” urbano das grandes e médias cidades brasileiras, tornaram as pessoas mais máquinas e menos humanas. Já não se tem mais tempo para um bom papo, as pessoas estão sempre correndo, sem sequer saber o porquê. O aparelho celular é mais importante que o contato real, corpo a corpo. Não se tem mais tempo e nem justificativa para um almoço coletivo aos domingos, para uma boa pescaria, para o jogo de truco (é lógico que existem exceções).
O nosso cérebro recebe milhões de informações por hora e sequer temos tempo de processá-las. Somos bombardeados o tempo todo pela mídia que constrói sua verdade a qual nos empurram goela abaixo, como se fosse a nossa verdade. Pois bem, meus caros amigos! Não sabemos onde tudo isso irá nos levar. Mas, a verdade é que, vez em quando, bate uma baita saudade dos tempos da simplicidade e dos tempos em que os homens eram um pouquinho mais humanos. Até quando seremos apenas máquinas e abriremos mãos de nossos projetos de seres humanos?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário