Total de visualizações de página

sábado, 20 de fevereiro de 2016

TALVEZ, O ÚLTIMO PÔR DO SOL!

Fonte: Revista Fórum (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Partiu! Foi ontem, dia 19 de fevereiro que partiu o escritor e filósofo italiano Umberto Eco! Talvez, um dos maiores pensadores do último século. Filósofo em toda a extensão da palavra, pois se preocupou, sobretudo, com as banalidades, falcatruas e monstruosidades que povoam a história da humanidade.
Sua crítica necessária, sutil e, por vezes impiedosa, é a marca maior de um trabalho quase completo. Sem dúvida alguma, o autor de “O nome da rosa”, talvez até pressentindo sua partida fez a crítica mais importante e necessária de sua obra a pseudodemocracia dirigida das redes sociais e da internet. Como ele bem destacou “as vozes dos imbecis”. Com certeza, o vazio deixado pela ausência de Umberto Eco deu um realce maior à sombra e à escuridão.
Dificilmente teremos novamente um pensamento e uma voz tão ousada e necessária. Foi-se um pensamento capaz de deixar menos sombria as ciências humanas. Foi-se o dono de um pensamento capaz de expressar com a medida exata a imbecilidade e as aberrações humanas. Farão falta esta voz, este pensamento e esta ousadia. Talvez tenha ido embora o último pôr do sol!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário