Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A TRAGÉDIA DE MARIANA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO AMBIENTAL!

Fonte: Correio Braziliense (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Infelizmente, é preciso que ocorram fatos desagradáveis, lastimáveis até, para que alguns setores da ciência sejam valorizados. Hoje, grande parcela de estudiosos acredita piamente que quaisquer problemas ambientais se resolvam por um artifício técnico qualquer ou apenas por uma intervenção mecânica.
Antes de acreditarmos que os problemas socioambientais, como a tragédia de Mariana (MG) possam ser resolvidos por apenas uma intervenção técnica, é preciso que tiremos lições profundas das leis que regem a dinâmica da natureza. Não se cura um paciente apenas aumentando as doses do mesmo medicamento, é preciso distinguir os sintomas, analisá-los para compreender o grau da doença e ministrar os procedimentos corretos para sua cura. Muitas vezes, a pessoa nem precisaria estar doente se medidas preventivas corretas fossem tomadas no tempo certo.
Assim também são os graves problemas socioambientais que tanto angustiam a humanidade nos tempos presentes. O que eu vejo de muito diferente na Engenharia Ambiental é que ela possui as ferramentas para as devidas prevenções, o que poderá evitar muitas tragédias como a que ocorreu em Mariana. O Engenheiro Ambiental tem ao alcance de suas mãos, ferramentas tais como o zoneamento ambiental, as técnicas de saneamento ambiental, os princípios para a execução de Estudos de Impactos socioambientais (EISA), o que vai gerar os Relatórios de Impactos socioambientais (RISA).
Além dos mais, este ramo das engenharias possui os instrumentos para a prevenção de grandes impactos, como introdução de espécies vegetais naturais, técnicas de manejo correto de uso e ocupação de solos, técnicas sustentáveis de exploração dos recursos da natureza, dentre diversos outros mecanismos de manejo e conservação de ambientes, tanto naturais como antropizados. Assim, o que falta ao campo da Engenharia ambiental é o devido reconhecimento da profissão por parte de legisladores e autoridades, o devido respeito aos profissionais da área.
Portanto, a Engenharia Ambiental, apesar de constituir-se em um dos mais novos campos das tecnologias aplicadas, já mostra toda sua centralidade e toda sua relevância. Cabe somente aos profissionais da área, acreditarem em seu próprio potencial, construindo seu diferencial. Quem sabe, daqui há poucos anos, não sejamos poupados de medir tantos estragos e contar tantas mortes, não somente da fauna, mas, sobretudo de seres humanos. Reflitam sobre isso moçada!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário