Total de visualizações de página

sábado, 17 de outubro de 2015

O PLANETA EM CHAMAS II

Fonte: www.wwf.org.br (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Os mais antigos não precisavam de previsão do tempo, diziam: hoje vai chover, chovia. É tempo de plantar, plantavam e colhiam. Hoje vai esfriar, esfriava. Hoje vai dar boa pesca, pescavam o peixe fresco. Mas, hoje tenta-se prever o imprevisto. Tem seca na Amazônia, morrem milhões de peixes. Tem enchente no Nordeste e seca no Sul. Tem inundação pra todo gosto, no Norte, no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste. Hoje, os termômetros marcaram 41°C em Uberaba. Tem furacão, Tsunami, terremoto, tornados, pragas, chuva ácida, muitas doenças (novas e a volta das antigas). Enquanto isso continuam fabricando milhões de automóveis, desmatando a Amazônia, desertificando o Nordeste e o Sul, brigando por petróleo, contaminando as águas e os solos.
O planeta está seriamente enfermo. Estudos mostram a gravidade do atual estágio de degradação ambiental do planeta, ao mesmo tempo em que apontam para soluções incertas e duvidosas. Cientistas chegaram à desoladora conclusão que a problemática do “Aquecimento Global” tornou-se um processo irreversível. Já não é mais mera hipótese a afirmação de que a Amazônia pode virar savana, o cerrado (as manchas que ainda restam), os campos e o sertão do semiárido podem virar desertos.
A espécie humana, apesar de possuir apenas alguns segundos de existência, geologicamente falando, já causou danos e estragos nunca dantes conhecidos. Estas mesmas pesquisas apontam para a extinção da espécie humana em apenas mais alguns segundos (em tempo geológico) de existência sobre a face da Terra. Após a extinção do homem, a terra, com certeza, se recomporá de uma forma mais saudável, sem a ameaça da existência humana. Aí, a Terra terá conseguido levar a cabo sua reação, terá expulsado de seu organismo, da forma mais dolorosa, o vírus pernicioso da prepotência humana, o grande responsável por suas enfermidades e seu estado febril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário