Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DIA DOS PROFESSORES: DE QUEM É O MÉRITO?

Foto: Arquivo pessoal Prof. Valter Machado Fonseca (2013)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Neste dia 15 de outubro comemoramos o dia dos professores. Esta data, que aliás deveria ser comemorada todo dia, dada a importância do nobre ofício de ensinar, chama-nos a atenção acerca de quem é o mérito do dia dos professores. Quero aqui, deixar um pouco de lado o discurso de enaltecimento dos professores para chamar a atenção para o lado dos alunos, dos sujeitos aprendizes.
O que seria da nossa honrosa profissão não fosse a existência das pessoas que buscam o aprendizado, que procuram de forma ávida o conhecimento. Já ouvi muitos professores dizerem que “os alunos de hoje não querem saber de nada” ou “eles não se interessam em aprender nada” ou outras coisas do gênero. Estou para dizer que aqueles que assim pensam não são, de fato, educadores, pois, os sujeitos aprendizes constituem-se na essência do processo de ensino-aprendizagem. É uma via de mão dupla tentamos ensinar-lhes alguma coisa, mas, na verdade, aprendemos muito mais com eles.
Quero aproveitar este dia dos professores para prestar um singela homenagem aos meus alunos e a todos os sujeitos aprendizes do mundo. Quero dizer o meu muito obrigado pelas oportunidades que nos propiciam de ensinar. Por possibilitarem tornar a sala de aula um lugar de construção do conhecimento, de debate de ideias e de construção de homens e mulheres que visam edificar projetos para muito além da sala de aula. Obrigado a todos os meus alunos de hoje e a todos aqueles com quem tive a honra de praticar esta honrada profissão. Por fim, obrigado a todos (as) meus (minhas) alunos (as) que, na esmagadora maioria das vezes, me esperaram na sala de aula com aquele brilho no olhar, aquela luz inconfundível, própria daqueles que buscam algo para muito além do conhecimento formal. Obrigado a todos vocês! Vocês tem um lugar de honra e uma cadeira cativa no lado esquerdo do meu peito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário