Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de setembro de 2015

“A DINÂMICA DOS ECOSSISTEMAS”: Professores-pesquisadores definem núcleos de trabalho!

Foto: Pesquisadores (GEICET)        Fonte: Prof. Valter Machado Fonseca



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Aconteceu nesta terça-feira (29/09/2015), na Universidade de Uberaba – UNIUBE, mais uma Reunião do Grupo de Pesquisas em Interações Complexas nos Ecossistemas Terrestres (GEICET) objetivando o aprofundamento das discussões e estruturação dos núcleos de trabalho e estudos sobre a pesquisa intitulada “A Dinâmica dos Ecossistemas”.
Além do debate teórico, foram delineadas diversas ações práticas acerca desta relevante investigação que visa à construção de um inédito cabedal de conhecimentos sobre os diversos ecossistemas terrestres não somente em nível de Brasil, como também em nível global. Foi delineado a área inicial da pesquisa, cujo trabalho para colher os primeiros dados científicos e imagens deverá ter início em um período de 30 a 40 dias, na Micro-bacia Hidrográfica do Ribeirão Ponte Alta. 
A pesquisa “A Dinâmica dos Ecossistemas” é um estudo desafiador, que promete desvendar o fluxo energético e os elos de ligações dos diversos ecossistemas terrestres e aquáticos, trazendo à luz novos e importantes elementos que auxiliarão, sobremaneira, na edificação de novos modelos físicos, químicos e matemáticos para a compreensão não somente desses ecossistemas, mas de todo o funcionamento dos principais biomas da Terra. Isso permitirá com certeza, a formulação de novas propostas e inovadores mecanismos para o manejo eficiente e correto dos recursos naturais.    


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do curso de graduação em Engenharia Ambiental e do Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Pesquisador do Grupo de Estudos em Interações Complexas nos Ecossistemas Terrestres (GEICET/CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário