Total de visualizações de página

sábado, 1 de agosto de 2015

TUDO É POSSÍVEL NUMA NOITE DE LUA CHEIA!




Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca

É oportuno este tema, pois ele nos convida a filosofar sobre as possibilidades da vida. Afinal, tudo é possível numa noite de lua cheia! Porém, para que possamos filosofar de forma pura, descontaminada de quaisquer formas de maldade humana, faz-se necessário que nos concentremos na lua e, esqueçamos, pelo menos por um momento a Terra. É preciso esquecer a Terra porque é nela que se encontram as principias fontes de maldade, de egoísmo, de falta de liberdade. É nela que os homens se digladiam por coisas banais, superficiais e insignificantes. Nós, pobres mortais, seres humanos imperfeitos, temos conseguido sem muito esforço sucatear o planeta, distribuir gratuitamente o ódio e semear a desesperança e a desavença.

A lua, meus caros leitores! Apesar de estar bem pertinho de nós, ainda não está contaminada pelos homens e sua ganância, pois nós ainda não a habitamos. Por isso, para aqueles desprovidos de malícias e de rancores, tudo é possível em noite de lua cheia. Observem a intensidade de seu brilho! Reparem a sua cor prateada! Veja como ela nos convida a viver, a comemorar a vida e as coisas boas da vida. A lua é cheia porque tem orgulho e admiração por si mesma. Se sente bem no firmamento, por isso se enche de orgulho, de beleza plúmbea. Como diz o grupo MPB-4 na canção de Renato Rocha: “a lua quando ela roda, é nova. Crescente ou Meia. A Lua! É Cheia! E quando ela roda! Minguante e Meia.  Depois é Lua novamente. Mente quem diz que a lua é velha”.   

Assim, meu caro (a) amigo (a)! quando se sentir cansado da mesmice da Terra, mire-se na beleza da lua. Ela te convida para viagens esplendorosas, para longe dos horrores terrenos. Pois, tudo é possível quando a lua é cheia. Até mesmo a crença de que o homem e a humanidade poderão, um dia, se humanizarem. Quem sabe? Vale a pena termos esperança de que a humanidade seja capaz de evoluir para um patamar (um pouco distante, é claro) onde o homem deixe de ser escravo de sua própria espécie. Por isso, mente quem diz que a lua é velha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário