Total de visualizações de página

sábado, 29 de agosto de 2015

A DINÂMICA DOS ECOSSISTEMAS: É preciso revisitar os conceitos!

Fonte: astro.if.ufrgs.br (2015)

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Muita coisa da “ciência velha” já não consegue explicar o novo que emerge com as novas tecnologias, as quais são frutos da própria ciência. É preciso revisitar os conceitos, leis e teorias, descartar alguns, reelaborar e até mesmo reforçar outros. Quando formulamos as leis e teorias partimos de experimentos e observações sob determinado ângulo, seguindo determinados critérios e parâmetros. A partir daí analisamos diversas variáveis, a partir de critérios anteriormente estabelecidos.    
A partir de práticas desprovidas de quaisquer critérios utilizamos a bel prazer dos frutos das novas tecnologias. A utilização despreocupada e desordenada dos recursos da natureza fez surgir nos tempos d’agora diversas distorções e aberrações, até então por nós desconhecidas. Diante disso, devemos fazer uma releitura dos velhos conceitos, elencar novas categorias de análise, redirecionar nossos métodos de investigação científica, agora com experimentos e observações sob novos e outros ângulos diferentes dos antigos. Desta forma, devemos fugir das leituras de superfície e escavar a realidade, percorrer os labirintos e as entrelinhas das velhas teorias. É preciso descartar os equívocos e acolher os acertos.

Nesta direção interpretativa, a ciência, como fruto da imaginação e do pensamento humanos, é passível de acertos, mas, sobretudo, de erros, equívocos e distorções, pois, por detrás da ciência esconde-se a intencionalidade daqueles que a produzem. Ela não se constitui, então, num dogma ou numa Ceita, o que ontem constituía-se numa verdade científica, hoje pode não mais o ser. Assim, é hora de revisitarmos os elos e elementos que determinam “A Dinâmica dos Ecossistemas”. É hora de compreendermos os princípios que regem o funcionamento dos ecossistemas terrestres, pois, afinal, o nosso ecossistema planetário é um pequeno fragmento (amostra) do mega-ecossistema formado pelo cosmos e o universo em franca expansão.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário