Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Instituto diz que fogo atingiu cerca de 22% do Parque da Serra do Cipó

Fonte: Hoje em dia (2014)



Por NTV
O Instituto Chico Mendes divulgou, no início da noite desta sexta-feira (17), novo balanço sobre o incêndio que atinge, há uma semana, a Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o órgão cerca de 7 mil hectares do parque nacional instalado na região foram queimados pelo fogo, o que corresponde a pouco mais de 22% da área total.
Mais cedo, após sobrevoar a Serra do Cipó, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, havia informado que a estimativa era que cerca de 10% da área do parque tivesse sido atingida. De acordo com o instituto, entretanto, a fumaça que encobria a região dificultava a análise das imagens de satélite, o que justifica a diferença entre o número estimado e medição oficial. O fogo na Serra do Cipó começou no dia 10 de outubro, às margens da MG-010, e se alastrou por diversos pontos. De acordo com o órgão, na Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira , outros cerca de 7 mil hectares também foram queimados.

O combate das chamas na região é feito por brigadistas do Instituto Chico Mendes, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários. Eles contam com o auxílio de duas aeronaves Air Tractor e de um helicóptero.
Segundo a ministra Izabella Teixeira, na região do Morro da Pedreira, o fogo já foi controlado, assim como na área conhecida como Travessão. Ela afirmou que o local de maior complexidade para o combate é perto do Rio Preto, por se tratar de uma região de difícil acesso.
De acordo com Izabella Teixeira, ainda está sendo avaliado o impacto do incêndio à fauna da Serra do Cipó, região que abriga “uma diversidade biológica enorme”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário