Total de visualizações de página

domingo, 19 de outubro de 2014

DE QUAL EDUCAÇÃO ELE ESTÁ FALANDO?

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca (2014)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Por esses dias, não me lembro bem qual foi, liguei a TV para ver se conseguia assistir ao programa eleitoral, com vistas à disputa do segundo turno das eleições presidenciais. Fiquei totalmente atordoado, meio sem norte ao ver o pronunciamento de um dos candidatos discorrer sobre a educação Básica do Estado de Minas Gerais, sob sua gestão.
O candidato afirmou “Na minha gestão, a educação em Minas Gerais foi considerada pelos órgãos nacionais e internacionais como a melhor do país? Os professores da Educação Básica são os melhores remunerados do Brasil”. Aí, me veio à mente a minha primeira indagação, para não dizer inquietação: será mesmo que eu resido em Minas? Será que mudei de estado sem perceber? Ou, será que o ilustre candidato está de brincadeira? Será ele um fanfarrão e estará zoando de mim? Recorri aos meus documentos de identidade para me certificar em que Estado da Federação eu, de fato, residia. Era mesmo em Minas Gerais!
Fiquei trêmulo, boquiaberto, pois, o que presenciei em Minas Gerais em matéria de Educação possui um enorme contrassenso com o que dissera o ilustríssimo candidato. O que presenciei em Minas foi o sucateamento total do já precário sistema educacional do estado. Já vi milhares de contracheques de inúmeros professores e eles (os contracheques) são miseravelmente abaixo do piso nacional dos professores da Educação Básica. Na região do polígono da seca, em especial no Vale do Jequitinhonha, pasmem senhoras e senhores, existem centenas de professores que trabalham na zona rural e ganham menos de R$100,00 de vencimentos por mês. O que vemos em grande parte das escolas da Rede Pública do Estado, especialmente naquelas dos pequenos municípios, fora dos holofotes da mídia, são escolas abandonadas, em condições precárias, sem o mínimo de condições de saneamento. O que se vê nestas escolas são desvios de verbas públicas que vêm do Governo Federal (mas passam pelas mãos do governo do Estado) indo para os bolsos dos prefeitos, de secretários de educação desses municípios para o financiamento dos famosos currais eleitorais.
Então, meus caros leitores e leitoras! Quero acreditar que o pronunciamento deste candidato só pode ter sido uma brincadeira de mal gosto, uma trapaça ou uma travessura de criança. Como é que as centenas de greves dos professores da Rede Pública estadual podem ter passado despercebida pelo ilustríssimo Sr. Candidato à presidência do Brasil? Quando de sua visita à cidade de ribeirão das Neves, nos arredores de BH, o seu candidato ao governo de minas (Pimenta da Veiga) que desfilava em carro aberto ao lado do ilustríssimo candidato à presidência, levou uma tomatada na cara. Será que o tomate era mesmo para o Pimenta? Há controvérsias!
Caros (as) leitores (as)! Diante de afirmações como essas é que vemos o descaso total para com a educação em nosso país. Fui dormir logo após assistir à fala do digníssimo Senhor, ainda meio atordoado e descrédulo e, no dia seguinte me certifiquei, me perguntei: será que tudo não passou de um sonho ou eu, de fato, nunca residi no Estado de Minas Gerais. Recorri novamente aos meus documentos para constatar minha residência. Moro mesmo em Minas Gerais!!!! É verdade, eu li nos documentos emitidos pelos órgãos oficias do Estado. Por gentileza, caros leitores, me ajudem a entender estes acontecimentos. Será mesmo que este cara é candidato à presidência do Brasil?      


Nenhum comentário:

Postar um comentário