Total de visualizações de página

domingo, 19 de outubro de 2014

AS FALÁCIAS DO DISCURSO DE AÉCIO NEVES!

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca (2014)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Caros amigos e amigas! Acho que as considerações que tentarei passar a vocês servem para que possamos refletir melhor sobre o discurso falacioso do Sr. Aécio Neves, utilizado na maioria de sua campanha eleitoreira. Aqui, procurarei analisar as lacunas de sua fala, a qual aparentemente surge como algo novo, entretanto, escondem em suas entrelinhas, no “não dito” como diria Michel Foucault, uma série de falcatruas, mentiras e planos ditados pelos banqueiros e os grandes grupos econômicos internacionais que querem tomar o controle do país, via possível governo da tucanada.
É notório que os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC), dos quais Aécio é herdeiro direto, foram marcados por políticas entreguistas do patrimônio brasileiro para as grandes empresas inter/multi/transnacionais. É só relembrarmos dos mirabolantes planos de privatizações das empresas estaduais e nacionais altamente rentáveis brasileiras e que o Sr. FHC entregou a preço de banana para o capital estrangeiro, como a Cia Vale do Rio Doce (CVRD), a Fertilizantes Fosfatados (Fosfértil), o Banco do Estado de São Paulo (BANESPA), o Banco do Estado de Minas Gerais (BENGE), a Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL), a USIMINAS, dentre inúmeras outras. Os ataques sistemáticos à Petrobrás, tendo como principal apoio a Rede Globo de Televisão, têm como verdadeiro pano de fundo o enfraquecimento de nossa principal estatal do campo petrolífero, visando a construir as justificativas para sua privatização por um possível governo Aécio Neves, apoiado pelos pais das privatizações como FHC, José Serra, Geraldo Alkmin, Álvaro Dias, Arlindo Chinaglia, dentre diversos outros. Onde foi aplicado o dinheiro arrecadado nas privatizações de FHC? Disseram que seria aplicado na saúde e na educação, porém estes dois setores não receberam nenhum centavo, Então, onde está este dinheiro?
Mas, estes elementos não parecem claramente na fala de Aécio, não são claros em seus discursos, pois, caso contrário, deixariam à mostra sua verdadeira política entreguista e, ao mesmo tempo afastaria seu possível eleitorado. Assim, Aécio, orquestrado por FHC e toda sua “Banda”, usa de termos que confundem os eleitores como “saneamento” da Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal. Assim, meus queridos amigos e amigas, podem botar um sinal de igual entre saneamento e privatização nos discursos dos tucanos. Quando ele fala em “ajustes” maiores da economia com redução dos gastos em “áreas estratégicas”, podemos ler “política de arrocho e redução dos salários dos trabalhadores para atender a agenda do FMI. Ou seja, trata-se de uma política de fortalecimento dos mais ricos e enfraquecimentos dos mais pobres. 
O que se pode notar até o presente momento é que o Sr. Aécio neves, sempre orquestrado e orientado por FHC e sua turma, fazem propositadamente, uma campanha confusa, embasada em desconstruir tudo o que foi realizado pelo atual governo (governo Dilma Rousseff) na área social. Como ele quer ganhar, por intermédio de mentiras e “maracutaias”, a parcela mais carente da população ele não é capaz de negar os programas sociais de Dilma. Aí ele vai fundo em suas mentiras e diz “vou mais além, vou ampliar os programas sociais do atual governo” ou “vou pagar um salário mínimo para quem voltar a estudar”.
Neste sentido, amigos e amigas, a campanha do Sr. Aécio Neves tem por embasamento a desconstrução das propostas de Dilma por intermédio de mentiras deslavadas, por promessas vazias, as quais ele nunca irá cumprir, nem mesmo no campo das intenções. É possível notar que o discurso de Aécio prima pelas mentiras, escamoteamentos e falsificações, justamente para se evitar o aprofundamento de propostas sérias e programáticas, para as quais ele não tem sequer uma proposição. E, para desmascarar estes falsificadores é preciso mostrar as contradições discursivas, é preciso remontar as farsas e a história de falsificações de todos os governos tucanos, desde a época de FHC. A propaganda eleitoral de Aécio está embasada no fortalecimento dos desejos, demandas e anseios dos poderosos e na negação dos direitos e conquistas dos mais carentes, em especial as da classe trabalhadora brasileira.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário