Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dia Mundial da Migração de Peixes

Foto: Stand Eng. Ambiental                                       Fonte: Prof. Valter Fonseca (2014)
Foto: Francienne Gois: Gestora   Eng. Ambiental             Fonte: Prof. Valter Fonseca (2014)
Foto: Profª. Alessandra no stand da CEMIG   Fonte: Arquivo Prof. Valter Fonseca (2014)

Foto: Stand da CEMIG                        Fonte: Arquivo Prof. Valter Fonseca (2014)

Foto: Peixes do Rio Grande produzidos pela CEMIG   Fonte: Prof. Valter Fonseca (2014)

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca

Neste último sábado (24) foi realizada mais uma versão da Uniube Aberta. Trata-se de um evento muito significativo, no qual a Universidade de Uberaba realiza anualmente uma mostra das principais atividades desenvolvidas por seus diversos cursos, para a comunidade de Uberaba e região. No evento deste ano, quero dar um destaque especial na parceria realizada entre as Centrais Energéticas de Minas Gerais (CEMIG) e o curso de Engenharia Ambiental da universidade de Uberaba. Além de seu stand próprio, o curso de Engenharia Ambiental também marcou presença no stand da CEMIG, cujo tema principal foi comemorar o Dia Mundial da Migração de Peixes.

É importante salientar que a migração de peixes é extremamente relevante para a procriação e preservação das diversas espécies da ictiofauna presentes nos corpos d’água que compõem as principais bacias hidrográficas de nosso país. A CEMIG realiza na UHE Volta Grande a reprodução em cativeiro das espécies mais importantes de peixes da bacia do Rio grande. Os alevinos produzidos pela empresa têm como objetivo o repovoamento do Rio Grande, garantindo a preservação das espécies deste importante manancial. O stand da CEMIG deu total ênfase ao Dia Mundial da Migração de Peixes. A organização do stand ficou sob a responsabilidade da Professora mestra Alessandra Bedore (foto), competente bióloga e exímia pesquisadora desta empresa energética.

No stand foram distribuídas mudas de espécies vegetais para arborização, folhetos e materiais informativos e educativos acerca da importância da preservação da ictiofauna, bem como folders explicativos sobre as atividades de peixamento e educação ambiental desenvolvida pela CEMIG na UHE Volta Grande. Os organizadores consideram que a atividade atingiu pleno êxito e deverá ser repetida na próxima versão da Uniube Aberta.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário