Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Costa Leste dos EUA e Norfolk estão afundando

Fonte: Damon Winter/New York Times (2014)
Por NTV
A pequena cabana branca à beira da água em Lower Manhattan é discreta – tanto que os turistas passeando pelo Battery Park recentemente nem colocaram os olhos nela uma segunda vez. De perto, porém, o telhado da cabana atrás de um prédio da Guarda Costeira surge cheio de antenas e outros equipamentos. Embora não muito maior do que um armário, essa instalação vem ajudando cientistas a entender um dos grandes mistérios ambientais de nossa era.
O equipamento no interior está conectado e sondas na água que rastreiam o fluxo e o refluxo das marés no porto de Nova York, e suas leituras são enviadas a um satélite a cada seis minutos. Embora o equipamento atual seja avançado, algum tipo de leitor de maré opera no Battery Park desde a década de 1850, sob um gabinete do governo fundado por Thomas Jefferson. Esse antigo registro de dados tornou-se inestimável para cientistas lutando com a seguinte questão: quanto o oceano já subiu de nível, e quanto ainda deve subir?
Cientistas passaram décadas examinando todos os fatores que podem influenciar o aumento dos mares, e sua pesquisa está finalmente levando a respostas; e quanto mais descobrem, mais os cientistas percebem um enorme risco para os Estados Unidos. Grande parte da população e economia do país está concentrada na Costa Leste, e cada vez mais evidências científicas sugerem que essa região será um ponto ativo global para o aumento do nível do mar no próximo século. O trabalho de detecção exigiu que os cientistas estudassem a influência das placas de gelo da antiguidade, o significado de ilhas que estão afundando em Chesapeake Bay, e até mesmo o efeito de um meteoro gigante que caiu na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário