Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2013

NASA confirma que robô encontrou um antigo córrego em Marte

Fonte: Forbes Brasil (2013)


Por NTV
No ano passado, a NASA anunciou que o robô Curiosity havia encontrado evidências de um antigo leito, indicando que a água já fluiu livremente em Marte. Agora, depois de mais alguns meses de estudo, foram confirmados restos de um antigo riacho. Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores analisaram imagens tiradas com a câmera do mastro do Curiosity. Esse equipamento é capaz de tirar fotos com apenas uma cor em particular. Ao analisar várias dessas imagens monocromáticas, os cientistas foram capazes de obter um retrato mais completo das rochas de Marte.
Aliada ao ChemCam, um laser de alta potência instalado no robô para explodir pequenas partes de rocha, a câmera capturou os fótons resultantes destas intervenções. O espectro produzido permitiu aos cientistas afirmarem quais são as composições químicas das rochas. O resultado, diz a pesquisadora Rebecca Willians, são rochas que “parecem, surpreendentemente, indicar pequenas correntes de água da Terra”.
Os pesquisadores também observaram outras evidências de água corrente. As pedras não estavam uniformemente distribuídas e havia camadas alternadas de areia. Além disso, as rochas encontradas eram suaves e arredondadas, assim como uma pedra em um córrego aqui na Terra. A combinação de todos esses elementos torna claro que a área fotografada pelo Curiosity já foi um riacho.
Atualmente a atmosfera de Marte é demasiadamente fina para que a água flua livremente sobre a superfície. No entanto, foi confirmado que há muita água em Marte na forma de gelo. E em 2011, o robô Opportunity encontrou depósitos de pedras de gesso, que só poderiam ter sido formadas pela água. Juntando todas as evidêncas, é muito claro agora que, há bilhões de anos, a água fluía livremente em Marte, assim como ocorre na Terra. Agora a grande questão permanece: havia vida marciana naquela água?
Infelizmente, vai levar algum tempo até que essa pergunta possa ser respondida definitivamente. O Curiosity não está equipado para fazer uma afirmação conclusiva sobre a existência de vida no planeta. A sua missão tem sido determinar se a cratera Gale é um bom ponto de pouso para futuras missões para, aí sim, explorar a questão da vida em Marte. Até agora, tudo acontece como o planejado. Fonte: Forbes Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário