Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Palestra CEMIG/Engenharia Ambiental da Uniube foi sucesso




Foto: Palestra João de M. Lopes (CEMIG)                                  Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Valter M. da Fonseca (2013)
 
 
Foto: Vista Parcial da Plateia                                                                              Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Palestra João de M. Lopes (CEMIG)                                           Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Palestra João de M. Lopes (CEMIG)                                          Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Prof. Dr. André Fernandes apresenta o palestrante                          Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Minhas amigas inesquecíveis prestigiam palestra                     Fonte: Arquivo pessoal Prof. Dr. Valter M. da Fonseca (2013)
 

Por NTV

Nesta segunda feira (29 de abril de 2013), o curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba promoveu importante palestra com a Central Energética de Minas Gerais (CEMIG), na sala 307 do bloco “Z”, campus aeroporto. A palestra foi proferida pelo representante da empresa, João de Magalhães Lopes. Ele possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1999), mestrado em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2003) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2007). Atualmente é analista de meio ambiente sênior da Cemig Geração e Transmissão S.A. É doutorando em Ecologia Aplicada na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em dinâmica populacional, relações tróficas e ecologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução de espécies nativas de peixes e conservação e manejo da ictiofauna.
Em sua exposição, Lopes explanou sobre as metas da CEMIG, com ênfase para os projetos de responsabilidade socioambiental da empresa, com destaque especial para o projeto “Peixe Vivo”, voltado para o repovoamento da ictiofauna de corpos d’água afetados por represamento. Ele dissertou ainda acerca das ações socioambientais desenvolvidas pela empresa junto a moradores e comunidades das regiões atingidas por barragens. A exposição técnica do palestrante foi extremamente rica, com dados atualizados, sobre a problemática da produção de energia no Brasil e a importância da utilização de fontes alternativas de energia. Ao final de sua exposição, ele destacou a importância do curso de Engenharia Ambiental da Uniube e a necessidade de estreitamento dessa parceria entre o curso e a CEMIG, seja na forma de estágios para os alunos, seja na forma de pesquisas que envolvam professores e alunos.
Os professores doutores André Fernandes (gestor da Engenharia Ambiental) e Valter Machado da Fonseca (docente do curso) fizeram um balanço extremamente positivo do evento. Fizeram o convite (aceito por João de Magalhães Lopes) da participação da CEMIG na “Uniube Aberta” em conjunto com o curso de Engenharia Ambiental no próximo dia 18 de maio. Os professores acreditam que a partir de agora o curso de Ambiental e a CEMIG estreitarão sua parceria com ações efetivas visando o ensino, a pesquisa e a extensão, o que será muito proveitoso para a empresa, para a instituição de ensino e, sobretudo, para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário