Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de maio de 2013

ALÉM DO HORIZONTE DEVE TER...

Fonte: ajrbastos.blogspot.com

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Além do horizonte deve ter algum lugar bonito para se viver em paz! Este primeiro verso da canção de Roberto Carlos serve perfeitamente para iniciarmos o assunto desta matéria. Quando olhamos a Terra do espaço sideral vemos como ela é azul. Isto porque sua maior parte é recoberta por água. Mas, quando a observamos um pouco mais de perto, verificamos que ela já não é tão azul assim. Isto porque, em pouco mais de 100.000 anos, o homem já está conseguindo, sem muito esforço, descolori-la, torná-la bem mais próximo do cinza e do marrom. Do cinza, devido à quantidade de poluentes lançados à atmosfera diuturnamente, sem interrupção, sem medir as consequências. Do marrom, devido à enorme de áreas desmatadas, também diuturnamente, de forma despreocupada, levando extensas quantidades de solos para o estágio de desertificação.
E as águas? Em que estado elas estão?
As águas, essência da existência e continuidade da vida estão, cada dia mais poluídas, cheias de detritos, de coliformes fecais, de todos os tipos de efluentes: líquidos e sólidos, domésticos e industriais, de resíduos tóxicos, de metais pesados. No interior da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do globo, as atividades ligadas à indústria da mineração lançam constantemente imensas quantidades de mercúrio nos corpos d’água de superfície, contaminando extensos e importantes mananciais. Assistimos há pouco tempo atrás, à gigantesca mortandade de peixes no Rio Negro, Solimões e Amazonas, em decorrência da prática descontrolada do garimpo do ouro e de outras atividades ligadas à mineração.
É fato que a água do planeta não vai acabar pelo menos por enquanto. Isto porque a quantidade de água no planeta Terra é constante em virtude do “Ciclo da Água”, que define a sua constância por intermédio do fluxo de evaporação e precipitação, dentre outros fatores. Mas, o grande problema reside no fato da insistência na contaminação despreocupada dos mananciais de água potável. Somente o Brasil, possui 12% da quantidade de água potável do mundo. Há que se destacar que o Aquífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea possui 60% de sua capacidade em subsolo brasileiro.
Por outro lado, no Norte da África, Ásia Central e região do Oriente Médio, a água é um recurso natural extremamente escasso. Então podemos dizer que vivemos num país imensamente privilegiado por dois motivos básicos: pela quantidade de energia solar devido à nossa privilegiada posição geográfica (região intertropical) e pela enorme (pelo menos por enquanto) quantidade de água potável disponível para o consumo humano. Mas, enquanto isso o homem continua descolorindo a Terra, tornando-a menos azul e mais marrom/acinzentada. Talvez, daqui a alguns anos tenhamos que repetir a frase do Roberto: “além do horizonte deve ter algum lugar bonito para se viver em paz, onde se possa encontrar a natureza e escutar o canto dos pássaros”.         



* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente e pesquisador pela Universidade de Uberaba. pesquisa.fonseca@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário