Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de abril de 2013

Forte terremoto de 7,8 graus sacode Irã e Paquistão

Fonte: portugues.rfi.fr



Por NTV
Teerã/Islamabad (EFE).- Um forte terremoto de 7,8 de magnitude na escala Richter sacudiu nesta terça-feira a fronteira entre Irã e Paquistão e deixou mais de 30 mortos neste último país.
O tremor, o mais forte dos últimos 50 anos nessa região, aconteceu às 10h44 GMT (7h44 de Brasília) a 83 quilômetros de profundidade. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve magnitude 7,8, e de acordo com o centro sismológico iraniano, 7,5. O epicentro aconteceu na cidade de Saravan, na província de Sistan Baluschitan, perto da fronteira entre Irã e Paquistão.
Embora pouco após o terremoto a agência de notícias 'Isna' tivesse citado o Crescente Vermelho do Irã para informar sobre a morte de pelo menos 40 pessoas, autoridades iranianas disseram horas depois que não houve mortes no país. Já no Paquistão, o terremoto causou pelo menos a morte de 32 pessoas e outras 150 ficaram feridas devido ao desabamento de casas em uma aldeia do sudoeste do país, informaram à Efe fontes oficiais.
As mortes ocorreram na província do Baluchistão, na aldeia de Zawat, a cerca de 200 quilômetros da fronteira, disse Faisal-ur-Rehman++, da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA). Segundo ele, o número de feridos pelo tremor nesse lugar foi de ao menos 150. O site da 'Rádio Paquistão' informou que no total há 39 mortos entre Zawat e outra cidade mais ao sul, Panjgur, mas não precisou a origem de sua informação.
Soldados do exército participam dos trabalhos de resgate na zona afetada pelo terremoto, que conta com pouca população e é bastante isolada, o que complica a obtenção de dados e as operações de assistência. Em comunicado, o primeiro-ministro interino paquistanês, Hazar Khan Khoso, lamentou a tragédia e ressaltou que está em contato com as autoridades para facilitar a ajuda às vítimas. O terremoto foi sentido em pelo menos 20 cidades paquistanesas, especialmente no sudoeste do país. Na meridional Karachi, cidade mais povoada do Paquistão, com 18 milhões de habitantes, foram evacuados edifícios, e quatro pessoas se feriram devido ao desabamento de um muro no bairro de Liyari, segundo a 'NDMA'.
O tremor também foi sentido no norte da Índia, onde não houve relatos de danos pessoais ou materiais. Em países do Golfo Pérsico como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Catar, o terremoto tambem foi registrado, e vários edifícios foram evacuados. Também não houve vítimas ou danos materiais.
Disponível em: http://noticias.br.msn.com/mundo/forte-terremoto-de-78-graus-sacode-ir%C3%A3-e-paquist%C3%A3o-e-deixa-mais-de-30-mortos. Acesso em: 17/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário