Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Relatório aponta diminuição da flora e fauna de água doce na UE

Por NTV
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) lançou na terça-feira, 22 de novembro, um novo relatório com dados negativos sobre os ecossistemas de água doce da União Europeia (UE), bloco formado por 27 países. Segundo o órgão, diversas espécies que vivem nesses habitats estão gravemente ameaçadas e precisam de medidas urgentes de conservação.
As poluições, pesca em excesso, perda dos habitats e introdução de espécies exóticas figuram entre os principais motivos da diminuição. O relatório “A Lista Vermelha Europeia” avaliou as condições de seis mil espécies e concluiu que o problema atinge 44% dos moluscos de água doce, 37% dos peixes, 23% dos anfíbios e 19% dos répteis.
No topo da lista entre as espécies mais ameaçadas estão os moluscos, principalmente o mexilhão de água doce. De acordo com o relatório, há tempo ele era visto em abundância e atualmente está restrito a poucos rios da França e Espanha. Entre os peixes, o esturjão é considerado um dos mais afetados, já que possui sete das suas oito espécies européias considerados em situação crítica pela IUCN.
A vegetação ligada a esses habitats, também ameaçada, inclui lavouras com plantio de beterraba, trigo, aveia e alface e ainda plantas silvestres. O relatório indica que 15% dos mamíferos e libélulas, 13% das aves, 11% de uma seleção de escaravelhos saproxílicos, 9% das borboletas e 467 espécies de plantas vasculares estão ameaçadas. O Comissário do Meio Ambiente europeu, Janez Potocnik, declarou à IUCN que a União Europeia "pagará um preço muito alto" se não investigar as causas dessa diminuição e agir com urgência para detê-la.
Segundo comunicado da Comissão Europeia, o lado positivo do relatório é que algumas medidas de conservação deram bom resultado, como a coordenação sobre habitats, que contribuiu para a proteção de zonas naturais. A UE conta com uma nova estratégia de biodiversidade adotada em maio de 2011, que pretende, entre outros objetivos, proteger os ecossistemas, contribuir para uma agricultura e silvicultura sustentáveis e melhorar os controles sobre as espécies invasoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário