Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Engenharia Ambiental/Uniube e CEMIG selam parceria em pesquisas científicas

Foto: Reunião Uniube/Cemig                                                                    Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Por NTV

Ocorreu no dia 04 de janeiro de 2013 na cidade de Uberaba, uma importante reunião envolvendo professores do curso de Engenharia Ambiental da Uniube e a Central Energética de Minas Gerais (CEMIG). A reunião convocada por professores da Uniube teve por objetivo principal apresentar e discutir com a CEMIG os diversos projetos desenvolvidos pela Universidade no campo da pesquisa científica. É importante destacar que esta reunião teve o total apoio do gestor do curso de Engenharia Ambiental, Professor doutor André Fernandes que só não esteve presente por compromissos inadiáveis.

A reunião foi coordenada pelo professor doutor Valter Machado da Fonseca, docente da Uniube e contou também com as relevantes participações da Professora Doutora Elizabeth Uber Bucek, também docente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba, Juliana de Fátima Silva, Engenheira Ambiental formada pela instituição e da professora doutora Maria Rita Scotti Muzzi, docente da Universidade Federal de Minas Gerais e que integra o grupo de pesquisa científica do curso de Engenharia Ambiental da Uniube. A Cemig foi representada pelo mestre e doutorando em reprodução de peixes e estudos de espécies da ictiofauna e analista de meio ambiente do Programa Peixe Vivo (da Cemig) João de Magalhães Lopes.      

Na reunião, o Prof. Valter fez uma exposição geral dos projetos. Ele enfatizou o Projeto “Águas de Uberaba” que é o projeto matriz (projeto guarda-chuva) sob o qual se localiza os demais projetos já em execução pelo curso de engenharia Ambiental da Uniube, tais como os projetos desenvolvidos no Instituto Agronelli, os projetos Peirópolis I e II, Nascente do Rio Uberaba, Pedreira de Lea sob a coordenação do próprio Prof. Valter Fonseca, o projeto de monitoramento das águas do Rio Capivara (em Araxá) sob a responsabilidade da Engenheira Ambiental Juliana de Fátima Silva, o Projeto Vinhático sob a coordenação das Professoras Elizabeth Bucek e Maria Rita Scotti Muzzi. O Prof. Valter fez o detalhamento do projeto desenvolvido na Estação Ambiental de Volta Grande, desenvolvido no complexo ambiental da UHE/Volta Grande, destacando os aspectos positivos e as principais dificuldades de operacionalização encontradas.

Por fim, o professor destacou os projetos que serão ainda colocados em execução em curto, médio e longo prazos, como o Projeto Nascente do Rio São Francisco/Serra da Canastra, o projeto Aeroporto de Uberaba/Infraero e, finalmente o projeto “Águas do Rio Grande” enfatizando o estudo e a pesquisa completa do Rio do Carmo, um dos principais e mais degradados tributários do Rio Grande. Para finalizar sua explanação, O Prof. Valter demonstrou a inter-relação e interdependência entre todos os projetos e afirmou que ao final desta série de pesquisas será efetivado o mapeamento inédito na região de aspectos fundamentais para a compreensão, o uso e o manejo corretos dos recursos naturais locais, em especial os recursos hídricos. Após, a explanação geral dos projetos a reunião foi aberta aos demais participantes, momento em que todos fizeram suas considerações.

Para finalizar a reunião o representante da Cemig, mestre e doutorando João de Magalhães Lopes fez suas considerações. Ele propôs a assinatura do termo de parceria entre a Uniube e a Cemig, como maneira correta de formalizar o acordo. Ele acatou a proposta levantada pelo Prof. Valter da realização de uma palestra ministrada por ele (João de Magalhães) na Universidade de Uberaba no mês de março de 2013 em dia a ser confirmado segundo sua agenda de compromissos. Na ocasião da palestra ele se comprometeu ainda a fazer uma visita de campo com os alunos envolvidos nas pesquisas de iniciação científica na EAVG/UHE/Volta Grande. Por fim, ele destacou a importância da parceria e enfatizou o grande salto que está se efetivando na região e no estado de Minas Gerais por meio deste leque de projetos de pesquisas científicas que vem sendo consolidado pela Uniube através do curso de Engenharia Ambiental. Ele afirmou que a partir de agora o panorama dos estudos e pesquisas científicas no Triângulo Mineiro dará um passo significativo na capacitação dos alunos da Engenharia Ambiental não somente no campo da pesquisa, mas, sobretudo para se qualificarem eficazmente para o enfrentamento do mercado de trabalho, cada vez mais seletivo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário