Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

UM TRIBUTO A OSCAR NIEMEYER!

O criador e criatura      Fonte: acidblacknerd.wordpress.com

Foto: Niemeyer aos 104 anos       Fonte: oglobo.globo.com


Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca *
Ontem, o mundo registrou o falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer. Assim, acho extremamente relevante prestar esta singela homenagem ao artista e à sua obra, ao criador e à criatura. Comunista por convicção absoluta, Niemeyer foi muito mais que um gênio da arquitetura, mas, acima de tudo, um ser humano ímpar, que não apenas passou pela vida, mas degustou dela cada momento, dando lições contínuas de humildade, solidariedade e honradez em sua busca quase obstinada por justiça social e pela construção de um mundo e de um modelo de sociedade mais humanos e mais fraternos.
Sua obra foi marcada pela inedicidade, pelo novo, pelo inovador, pela harmonia na busca por uma estética que alia o humano à sua essência mais genuína, mais plena. Isto fica bastante evidenciado pela sinuosidade de seus traços, pela leveza de suas curvas. Sua arte foi marcada pela subversão dos valores estéticos dominantes que, sem pedir licença, se infiltrou nos modelos da arquitetura tradicional (marcado por linhas e traços retos e simétricos), se implantou de forma definitiva entre ela, dispensando a estética convencional, os ângulos e as retas que marcam a monotonia da escola tradicional da arquitetura arcaica que tentou resistir ao moderno. 
A ousadia de Niemeyer resistiu a tudo e a todos, subverteu a ordem das coisas, implantou “na marra” suas curvas e sinuosidades criando uma escola nova, inédita e que arrebatou seguidores em todas as partes do planeta. O mundo se rendeu, definitivamente, não somente à criatura, mas, sobretudo ao criador. Deixou marcas fundamentais nos mais longínquos rincões do planeta. Seu grande arremate artístico talvez tenha sido a criação de uma obra completa que sintetiza todo seu trabalho, todo seu pensamento: a cidade de Brasília. Aí, o artista se revela em toda sua plenitude, sua arte transborda toda a essência da criação. A obra que foi assinada com o martelo e a foice (símbolo clássico do comunismo), representada pela escultura do “Memorial JK”.
A escola e o legado deixados por este grande gênio da arquitetura moderna entram, definitivamente, para os anais da imortalidade e da eternidade. O mundo jamais se esquecerá de tão belos e relevantes trabalhos. Trabalhos que se espalharam pelo mundo todo, e que dispensou o convencional em função de novas estruturas arquitetônicas, que substituiu o ferro e os metais pelo cimento armado, mostrando que a harmonia pode se expressar, sobretudo, sem a utilização de figuras geométricas duras, compostas de ângulos e retas. Ele mostrou que a arte se aproxima do humano por meio das curvas, dos elementos sinuosos. Pela sinuosidade ele expressou toda sua brasilidade, mostrou ser um legítimo representante do povo do continente sul americano e, com isso, fez o mundo se ajoelhar diante de sua criação.
Não! Meus caros leitores! Niemeyer definitivamente não morreu! Sua obra continua viva, perturbando o tradicional, negando-o em toda sua plenitude e enchendo de cores, de vida e alegria os apaixonados pelo belo, pela harmonia e pela ousadia criativa, inerentes aos dons que somente os verdadeiros artistas podem explorar. É uma honra para todos nós brasileiros e terráqueos (pois ele foi um cidadão do mundo) termos vivido e convivido com um gênio deste calibre, cuja obra perpassará os tempos, para ganhar o status de eternidade.
Assim, neste dia 05 de dezembro devemos nos espelhar neste exemplo de vida, num criador que há apenas 10 (dez) dias de completar 105 (cento e cinco) anos tinha ainda planos de novos projetos, pois, considerava seu trabalho e sua criação, fundamentais para a essência do homem em toda a extensão da palavra. Eis aí, um criador, um artista que soube transformar sua existência num ato de transbordamento de todo o potencial criativo que um ser humano pode realizar.


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Um comentário:

  1. Caríssimo Valter Fonseca

    Quero lhe dar os parabéns pela maravilhosa postagem:"UM TRIBUTO A OSCAR NIEMEYER !",

    Um tributo tão bem escrito, que se torna comovente !!! A forma com que as palavras foram tão bem colocadas faz deste tributo uma obra de arte !!! Quando li fiquei tão emocionada, que me fez acreditar que quando o senhor escreveu este tributo estava mergulhado em uma profunda inspiração !!!

    Obrigada por ter escrito este tributo a Oscar Niemeyer !!!

    Meu sonho de adolescente era ser arquiteta e adivinha quem era a minha referência? Era Oscar Niemeyer !!!

    Fui e vou continuar sendo admiradora deste "ARQUITETO ARTISTA", que passou aqui e deixou um legado inspirador !!!

    Deixou a marca de sua genialidade !!!

    Não sou arquiteta,mas concordo com cada palavra que o senhor escreveu !!!

    Trilhei outros rumos na vida fui para os caminhos da Filosofia, História e Teologia, estou feliz e realizada como pessoa, no entanto nunca deixei de admirar o potencial do nosso querido e amado arquiteto brasileiro: OSCAR Niemeyer!!!

    Mais uma vez obrigada pela profundidade deste tributo !!! Me levou até a me questionar o que eu ainda posso fazer aonde eu estou inserida como profissional !!!

    ResponderExcluir