Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SÃO PAULO EM CLIMA DE GUERRA CIVIL!

Fonte: blogdosargentotavares.blogspot.com

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*

Recentemente publiquei no Jornal de Uberaba, um artigo no qual eu abordava a enorme quantidade de vítimas fatais no trânsito brasileiro. Naquele artigo apontei números que demonstram que a quantidade de vítimas do trânsito em nosso país, em decorrência de diversos fatores como má conservação das estradas, descuidos de autoridades, drogas e embriaguez, imprudências dos motoristas, má sinalização de rodovias, dentre outros aspectos, produziram um número exorbitante de óbitos que podem ser comparados com as mortes em diversas guerras civis em inúmeras regiões do mundo.
Neste artigo que ora escrevo, quero abordar algo extremamente pior do que os acidentes e mortes no trânsito. Temos assistido, já por quase um mês, às consequências dos confrontos diretos e abertos na capital paulista entre as gangues e grupos ligados à indústria do narcotráfico e as forças policiais da cidade de São Paulo. Na verdade, estes confrontos não apenas servem de comparação com as diversas guerras civis que ocorrem pelo mundo afora, eles são a própria guerra civil, direta e aberta, em pleno território brasileiro.
Várias são as causas que podem estar por detrás de tais enfretamentos sangrentos, que resultam num saldo médio de 10 a 12 assassinatos e chacinas diárias, tristes estatísticas que já perduram há mais de um mês. Estes fatos horripilantes vêm demonstrar a ineficiência e incompetência (para não dizer total ausência) do Estado no controle de pontos chave da capital paulista. E, coincidentemente, estes tristes episódios ocorrem concomitantemente com as famosas ações da polícia no Estado do Rio de Janeiro, ironicamente denominadas pelos representantes do Estado carioca de “pacificação dos morros” da cidade maravilhosa.
Ora, meus (minhas) caros (as) leitores (as)! É importante destacarmos que estas verdadeiras carnificinas acontecem exatamente no momento em que o país se prepara para abrir o processo de preparação para a Copa do Mundo de 2014, por intermédio da Copa das Confederações que ocorrem já no ano de 2013. Qual será o significado da reação desses grupos representantes da indústria do narcotráfico? Nas entrelinhas desses confrontos podemos verificar uma autêntica “queda de braço” entre o braço armado do Estado brasileiro (representado pela força policial paulistana) e o poder paramilitar dos grupos representantes da forte indústria do narcotráfico (agora totalmente instalada em São Paulo). As ações de carnificina desses grupos deixam totalmente a nu a ineficiência, a incompetência e a total fragilidade das instituições do Estado brasileiro, frente ao organizado e fortíssimo poderio bélico do crime organizado e instalado nos grandes centros urbanos de nosso país.
Diante deste quadro deprimente de genuína e autêntica guerra civil em território brasileiro, em que os únicos e maiores perdedores são as crianças, homens e mulheres de bem de nosso país, trabalhadores e trabalhadoras que além de tomarem para si a nobre tarefa de edificar esta nação, ainda têm que enfrentar durante todos os dias as balas perdidas e, sobretudo, as incertezas da volta para suas casas ao fim da jornada diária de trabalho. Como muito bem disse Cazuza: que país é esse? É preciso que fiquemos atentos, pois essa poderosa guerra civil bem no coração do Brasil poderá nos dar, antecipadamente, um ouro que poderá figurar tristemente junto às premiações da Copa do Mundo de 2014 e no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de 2016, ou seja, uma medalha de ouro fruto da conquista de um recorde mundial de chacinas e assassinatos bem no coração do Brasil, na região metropolitana de São Paulo. Um recorde que poderá marcar com o sangue de milhares de inocentes o solo fértil do imponente (porém impotente) continente sul americano.                 



* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário