Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Eleições Uberaba 2012: números apontam falta de um projeto político para a cidade!

Fonte: mauanews.wordpress.com


Valter Machado da Fonseca*

Neste artigo não vou me ater ao mérito ou à crítica do atual nome escolhido para administração pública municipal de Uberaba, ou seja, o atual prefeito eleito neste pleito de 2012. Até porque, como evidenciei em alguns artigos no qual abordei uma breve análise dos materiais de campanha dos mais diferentes candidatos (desde vereadores até os prefeitáveis), observou-se desde o primeiro turno destas eleições, que este processo foi marcado pela total falta de propostas, de projetos sérios e mesmo de alternativas políticas à disposição do eleitorado uberabense. Portanto, neste artigo farei uma leitura do significado político apontado pelos números finais deste pleito. Os números aqui utilizados tiveram como fonte o Jornal de Uberaba desta segunda feira (dia 29/10/2012, p.A3).
 E o que os números querem dizer? De acordo com o “JU”, nestas eleições Uberaba contou com um número total de 213.388 eleitores. Os resultados deste segundo turno nos mostram alguns aspectos muito interessantes que apontam claramente para a total falta de projetos políticos sérios à disposição dos eleitores e isto não foi um fenômeno apenas do segundo turno, ele perpassou todo este pleito desde o primeiro turno. Deste total de eleitores, destacado anteriormente, o candidato vencedor obteve 79.752 votos enquanto que o derrotado obteve 75.541 votos. Observem que a diferença foi bastante pequena. Mas, o mais significativo nesta análise das entrelinhas do resultado deste pleito, no meu entendimento, está exatamente no resultado expressivo de abstenções, votos nulos e brancos.
Do total de eleitores do município, 43.249 não compareceram às urnas, o que equivale a 20,27% do número total de eleitores, enquanto que 5.028 votaram em branco (2,96% do total) e 9.818 anularam o voto (o que equivale a 5,77% dos votos). Se somarmos as abstenções com os votos nulos e brancos teremos um resultado igual a 58.095 votos, o que equivale a 27,22% do total de eleitores. É um número relevante e que tende a expressar alguma coisa importante neste pleito de 2012. Afinal, 58.095 eleitores num universo de 213.388 é um número altamente significativo.
Na verdade, estes números apontam exatamente para aquilo que chamei à atenção nos meus artigos anteriores: a total falta de projetos e alternativas políticas que marcam o cenário político brasileiro e que se expressou de forma bastante evidente e nítida no pleito de Uberaba. E mostra mais ainda: o povo (o eleitor) já não está se deixando enganar pelo discurso vazio, pela mesmice e pelas promessas desprovidas de quaisquer sentidos. O nosso povo já não se deixa mais levar facilmente pelos “vendedores de ilusões”.
Outro fato que ficou bastante evidenciado neste pleito eleitoral de nossa cidade é que os partidos políticos não passam de siglas vazias, sem nenhum significado. Os partidos políticos brasileiros [que deveriam construir projetos sérios e politizar, de fato, o processo eleitoral] viraram, nada mais nada menos, que moedas podres de trocas para a compra de cargos. Isto ficou evidente na virada do primeiro para o segundo turno. Muitos candidatos derrotados mal esperaram o resultado oficial para anunciarem seu apoio aos candidatos vencedores. É uma forte evidência de que estes partidos não passam de um amontoado de siglas sem qualquer significação. 

Quanto ao resultado final da eleição, prefiro aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Tenho a convicção que a história fala mais alto do que as previsões futurísticas, muito embora a gente já tenha uma ideia do que virá pela frente. Mas, de uma coisa tenho certeza: não espero nenhuma inovação, nenhum projeto que vá de encontro aos interesses da população de nossa cidade. E esta minha desesperança não se refere apenas ao nome que foi escolhido pela população, mas ao conjunto de candidatos e partidos que, infelizmente, se apresentaram como opção [ou falta dela] para a população uberabense neste pleito eleitoral de início/final de outubro de 2012.      



* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário