Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Empresas de transporte coletivo em Uberaba prejudicam trabalhadores!



Fonte: jagostinho.com.br


Por Valter Machado da Fonseca

Ninguém me contou! Eu presencio todos os dias, pois sou usuário dos transportes coletivos de Uberaba. É uma vergonha o que as empresas de transportes coletivos de Uberaba estão fazendo com o usuário, em especial os trabalhadores que têm horários determinados para chegarem aos seus locais de trabalho. Não sei qual é o real motivo, mas o que acontece é que as referidas empresas resolveram eliminar os postos de cobradores das principais linhas de transportes coletivos, em especial aquelas que atendem os bairros mais distantes. O motivo real, com toda a certeza, deve ser o de enxugar a folha de pagamento, mesmo que isso signifique diminuir a segurança dos usuários.
A eliminação dos auxiliares dos condutores dos ônibus coletivos (cobradores) tem sobrecarregado o trabalho dos motoristas que além de dirigir o veículo, passam ainda a ter que receber a passagem e fazer o troco. Isto atrasa o cumprimento dos horários de chegada e de saída dos veículos, além de tirar e desviar a atenção dos condutores dos veículos com tarefas que (por lei) não são suas. Observa-se que por diversos momentos, o motorista divide a atenção entre conduzir o veículo e realizar o trabalho do cobrador, o que, por diversas vezes, se dá com o veículo em movimento. E, esta prática tem sido mais constante em linhas de percursos mais longos, consequentemente mais cansativas, o que acentua ainda mais os riscos no trânsito e diminui a segurança dos passageiros. Esta prática ainda provoca congestionamento na parte dianteira do veículo e causa enormes atrasos nos horários de trabalhadores e trabalhadoras que possuem um horário certo para entrarem em serviço.
Há pouco tempo atrás verificamos uma disputa acirrada entre diversas empresas (que prometeram mundos e fundos) para ocupar o lugar do monopólio da antiga Transmil. As promessas estavam estampadas em inúmeros outdoors espalhados, via secretaria dos transportes da PMU, pela cidade e que diziam que o transporte coletivo em Uberaba seria um modelo de “primeiro mundo”. Uma grande falácia para iludir a população de bem de nossa cidade! Hoje, nos deparamos com este disparate da eliminação dos postos de cobradores, diminuindo, perigosamente, a segurança dos usuários dos transportes coletivos de nossa cidade.
Outra constatação que vem sendo verificada é a diminuição do número de veículos em trânsito nos períodos de férias e nos finais de semana. Eles partem de uma lógica “estranha”: ou imaginam que quem utiliza o transporte coletivo são apenas os estudantes e/ou imaginam que aqueles que trabalham durante toda a semana não têm o direito ao lazer nos finais de semana. Assim, sob esta “lógica”, os usuários só podem utilizar os coletivos para irem trabalhar e nunca para passear nos finais de semana.
Caros (as) Leitores (as)! É assim mesmo! Quando a gente imagina que alguma coisa vai melhorar vemos que a coisa vai ao sentido contrário. Quem leva o prejuízo são aqueles que bancam o serviço do transporte coletivo e o lucro das empresas: nós, os usuários. Eu gostaria que houvesse uma lei que obrigasse esses senhores que compõem o executivo municipal de nossa cidade a utilizarem o transporte coletivo, todos os dias, para chegarem ao trabalho. O que vocês acham? Quem sabe, se com uma lei desse tipo, os serviços do transporte coletivo urbano de Uberaba não melhorassem sua qualidade. As eleições estão aí; que tal se nós eleitores propuséssemos aos candidatos uma lei desse tipo, as coisas não melhorassem. Pensem sobre o assunto!       


Nenhum comentário:

Postar um comentário