Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uniube e Instituto Agronelli dão passos decisivos para efetivação de parceria

Equipe de alunos e professores da Uniube.   Foto: Arquivo do autor

Complexo de tanques e filtros da ETE da Fazenda do Intituto Agornelli

Nascente D'água revitalizada.       Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)

Sede da Fazenda do Instituto Agronelli     Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)

Vegetação recuperada por descanso  Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)

Parte da equipe da Uniube     Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)

Solo recuperado por silvicultura      Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)

Voçoroca na Fronteira da Fazenda Agronelli     Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)


Por Prof. MS. Valter Machado da Fonseca (UNIUBE)

Na quinta feira (14 de junho de 2012) uma comissão formada por alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba visitou as dependências da fazenda do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES A visita teve como objetivo, além de conhecer as experiências desenvolvidas pelo Instituto, também buscar a construção de bases técnicas e científicas para a efetivação de uma parceria efetiva entre a Universidade de Uberaba, por intermédio do curso de Engenharia Ambiental e o Instituto Agronelli, por intermédio de pesquisas científicas no campo da problemática ambiental.

Dentre os membros da comissão estiveram presentes os seguintes professores do curso de Engenharia Ambiental da Uniube: Prof. Dr. André Teixeira Fernandes (diretor do curso), Prof. MS. e doutorando Valter Machado da Fonseca, Profª. Drª. Elizabeth Uber Bucek, Prof. Dr. Nelson Diniz Velasco, Prof. Francisc Henrique Silva e Prof. Fausto Antônio Domingos. Os projetos desenvolvidos pelo Instituto Agronelli foram apresentados pela Engenheira Ambiental Aline de Almeida Custódio,  a técnica de projetos Marizélia Gomes Costa e a coordenadora do IADES Mariangela Camargos.

A comissão dos professores da Universidade de Uberaba ficou muito satisfeita com o enorme potencial de dados e informações científicas apresntadas pelos experimentos realizados com muita competência pelo Instituto Agronelli. A Engenheira Ambiental Aline Custódio apresentou uma série de experimentos que o Insituto vem realizando ao longo de vários anos, no trato com relevantes questões socioambientais, sendo eles: projetos de recuperação de áreas degradadas por processo erosivos como minimização de impactos e recuepração de áreas impactadas por ravinamento e voçorocas, revitalização e proteção de nascentes; projetos de tratamento de efluentes, resíduos sólidos e líquidos, além de projetos de recuperção de umidade do solo e de vegetaçõees do cerrado; projeto de recuperação de água e solo.

No campo social, Mariangela Camargos apresentou projetos de Educação Ambiental com alunos do Ensino Médio e Fundamental altamente relevantes para o Insituto Agornelli, junto a diversas escolas de Uberaba. Apresentou também iniciativas ligadas à história dos bairros da cidade de Uberaba, além de diversas outras atividades que aliam Educação Ambiental às produções artísticas e literárias, despertando nos jovens, crianças e população a tomada de consciência relativa aos problemas sociaomabientais. Apresentou, inclusive, livros publicados pelas escolas, em parceria com o Instituto Agornelli, como resultado desses significativos projetos.

Por fim, os professores da Universidade de Uberaba detectaram a existência do potencial do complexo da Fazenda do Instituto Agronelli, reuniram com as colaboradoras do Instituto e firmaram o interesse em implantar e implementar o trabalho em equipe, através do apoio nas linhas de pesquisas científicas existententes, na construção de novos projetos de pesquisa e de extensão e colaborar com as ações educacionais, especialmente na área ambiental, consolidando assim uma parceria sólida entre a Universidade de Uberaba e o Instituto Agornelli, no futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário