Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

"Projeto Peirópolis" será retomado este semestre

Por NTV
Painel: Museu dos Dinossauros. Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2012)

O “Projeto Peirópolis”, uma iniciativa do Professor Valter Machado da Fonseca, iniciada no semestre passado terá continuidade neste semestre. O projeto que teve seu início marcado no semestre passado por intermédio de um minicurso idealizado e ministrado pelo Prof. Valter Fonseca, foi assumido numa parceria entre o curso de Engenharia Ambiental da Uniube e o PIAC. O minicurso foi um sucesso e teve o apoio total do gestor do Curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. André Fernandes e o apoio logístico da Uniube e do Centro Paleontológico de Peirópolis na pessoa do Prof. Vicente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
O que é o Projeto Peirópolis?
O projeto foi iniciado com o minicurso “ANALISAR O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE”: Um estudo geológico, paleontológico e paleoclimático do Sítio Paleontológico de Peirópolis - Uberaba (MG), idealizado e ministrado pelo Prof. Valter Fonseca, Mestre e doutorando pela UFU e docente da Uniube, no segundo semestre de 2011. O curso que iniciou com 50 alunos, terminando com 48 alunos, teve a duração de um mês, com quatro horas/aula semanais e 10 horas de trabalho de campo em Peirópolis, foi considerado um sucesso pelos organizadores.
Os desdobramentos do Projeto Peirópolis
De acordo com a idéia inicial do Prof. Valter, o minicurso terá seus desdobramentos iniciados ainda neste primeiro semestre de 2012. O minicurso do semestre passado foi uma experiência empírica que visava analisar a demanda na área de estudo, a aceitação e viabilidade da proposta. O sucesso da iniciativa mostrou que existe a demanda, que a proposta foi bem aceita e é perfeitamente viável com baixo custo e grande retorno, principalmente na forma de pesquisa e extensão para a instituição.
Diante disso, o Projeto prevê diversos desdobramentos: (A) Continuidade do minicurso ainda neste semestre, agora na forma de extensão, (B) possibilidade real de estabelecimento de parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), instituição que administra o complexo científico de Peirópolis. (C) Criação de três grupos de iniciação científica envolvendo alunos da Uniube, ligados ao Projeto Peirópolis e (D) Estabelecimento de um grupo permanente de pesquisa e extensão vinculado ao Complexo Científico de Peirópolis.
A parceria da Uniube com a UFTM
A proposta de parceria com a UFTM em torno do Projeto Peirópolis foi uma possibilidade levantada pelo gestor do curso de Engenharia Ambiental da Uniube, Prof. Dr. André Fernandes e prontamente acatada pelo Prof. Valter Fonseca. Já neste mês de fevereiro foi realizada uma reunião informal entre a UFTM, representada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Sampaio do departamento de Geografia/UFTM e a Uniube/Eng. Ambiental, representada pelo Prof. Valter Machado da Fonseca. A reunião teve total apoio do Prof. Vicente da UFTM. Neste início de março, nova reunião, agora em caráter oficial, será realizada entre as duas instituições.
Por fim, o Prof. Valter acredita na possibilidade real da concretização desta parceria, o que significará num avanço inédito na pesquisa científica na cidade de Uberaba e, sobretudo, no aproveitamento do grande potencial do acervo científico do Sítio Paleontológico de Peirópolis na pesquisa científica local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário