Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de março de 2012

Grupo permanente de pesquisas será implantado em Peirópolis/MG

Foto: Paisagem natural de Peirópolis/MG   Fonte: Arquivo Valter M. da Fonseca (2012)

Por NTV
Por intermédio de minicurso realizado no semestre passado, o Prof. Valter Machado da Fonseca, mestre e doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente da Universidade de Uberaba, inicia projeto de pesquisas e estudos permanentes no "Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price", localizado no bairro rural de Peirópolis, município de Uberaba (MG).
Para o professor Valter, a estruturação de um grupo de pesquisas permanentes na comunidade rural de Peirópolis é de extrema importância dada à magnífica relevância do acervo fossilífero de Peirópolis. O sítio paleontológico de Peirópolis atingiu o justo estágio de reconhecimento que já ultrapassou o âmbito nacional para atingir o status de merecido reconhecimento internacional. Dele já surgiram inúmeras e relevantes dissertações de mestrado e teses de doutoramento. É considerado como a mais relevante bacia fossilífera do mundo em pesquisa e trabalho em tempo contínuo. Os magníficos achados nas escavações desta bacia fossilífera tem dado uma significativa contribuição às pesquisas e trabalhos desenvolvidos nesta área. Muitos desses trabalhos estão publicados nas mais renomadas revistas científicas da área em níveis nacional e internacional.
Para Fonseca, este projeto é fruto de um antigo desejo, o qual vem de muito tempo atrás. Esta proposta nasce da necessidade de discutir e aproveitar a grande gama de indícios e informações científicas que o sítio paleontológico de Peirópolis tem a oferecer a estudantes, pesquisadores, professores, bem como a todos os demais interessados na Geologia, Paleontologia, Paleoclimatologia e Paleogeografia e por esta relevante temática proposta para estudo. Ele afirma ainda que, todo esse trabalho não existiria sem o esforço de algumas pessoas que merecem destaque e todo o reconhecimento da comunidade uberabense. Ele credita todo esse esforço ao eminente paleontólogo pesquisador, Dr. Llewellyn Ivor Price e ao Geólogo e professor Luís Carlos Borges Ribeiro e sua equipe, que assumiram para si a nobre tarefa de dar continuidade ao árduo e importante trabalho do Dr. Price. É por tudo isso que o "Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price" nunca parou suas pesquisas e hoje assume o justo status de mais significativo centro de pesquisas em tempo contínuo do mundo.
O professor Valter Fonseca informa ainda que o minicurso, o qual teve sua primeira experiência no semestre passado, será repetido neste semestre, agora em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no formato de curso de extensão, no próximo mês de junho. Além do minicurso, serão implementados grupos de iniciação científica no local, envolvendo alunos do curso de Engenharia Ambiental da Uniube.
O Professor declara que a próxima etapa do projeto é criar uma equipe que seja capaz de sintetizar toda a gama de trabalhos científicos produzidos a partir do Sítio Paleontológico de Peirópolis. Isto se deve ao fato de que no contexto da evolução do “Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price”, podemos verificar o trabalho intenso de diversas e renomadas universidades junto ao centro de estudos. Assim, podemos citar a universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, finalmente a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que hoje assume a função de gestora deste importante centro de pesquisas.  
Por fim, o Prof. Valter Machado agradece à Universidade de Uberaba pelo amplo e irrestrito apoio dado ao projeto, por intermédio do curso de Engenharia Ambiental, na pessoa do seu diretor Prof. Dr. André Fernandes Teixeira, que não mede esforços no intuito da viabilização prática e plena de implantação do grupo de pesquisas permanentes em Peirópolis. O Prof. Valter acredita que a efetivação deste projeto, significará, sem dúvida alguma, um importante passo na consolidação da pesquisa científica em Uberaba e na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário