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sábado, 3 de dezembro de 2011

Curso de Geologia e Paleontologia se encerrou dia 19/11/2012 em Peirópolis/MG

Detalhe da paisagem de Peirópolis - Uberaba/MG
Prof. Valter Machado da Fonseca

O Prof. MS. Valter Machado da Fonseca, doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia/MG – (UFU) e docente da Universidade de Uberaba (UNIUBE), idealizou e ministrou um curso de extensão em Geologia e Paleontologia, envolvendo os aspectos da bacia fossilífera do Sítio Paleontológico de Peirópolis, bairro rural da cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais. O evento foi uma realização do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba, com o apoio direto do seu diretor Prof. Dr. André Fernandes. O curso recebeu ainda o importante apoio do Programa Institucional de Atividades Complementares (PIAC/Uniube).


O contexto do complexo científico do Sítio paleontológico de Peirópolis

O Sítio Paleontológico de Peirópolis constitui-se numa das principais bacias fossilíferas em pesquisa científica em tempo contínuo do mundo. É um acervo fossilífero riquíssimo em informações no campo da Geologia, Paleontologia, Paleoclimatologia e Paleogeografia da região de Peirópolis, as quais podem ser inferidas para a região de Uberaba como um todo. Esta bacia fossilífera, constitui-se num importante objeto de investigação científica que nos fornece importantes informações e indícios acerca da evolução geológica, climática e ambiental desde o período geológico do Cretáceo superior (há cerca de 60 a 70.000.000 de anos) até os dias atuais. Compreender estas transformações nos possibilita entender o processo da evolução climática, da vegetação, das bacias hidrográficas, das formações rochosas e dos aspectos da pedologia da região de Uberaba e do Triângulo Mineiro. Estas informações podem ser muito úteis para que as geociências possam planejar o uso, a gestão e o manejo corretos dos recursos naturais de Uberaba e região. Neste sentido, estas informações são de fundamental relevância para todos os setores das engenharias e demais campos do conhecimento que se interessam pelas questões geológicas, paleontológicas, climáticas e ambientais. 


Objetivos do curso   


O curso intitulado “Analisar o presente para compreender o passado: um estudo geológico, paleontológico e paleoclimático do Sítio Paleontológico de Peirópolis – Uberaba/MG” teve início no dia 24 de outubro de 2011 e terminou com uma brilhante atividade de campo no bairro rural de Peirópolis, no dia 19 de novembro de 2011. Ele teve a participação de 45 alunos (as) que esgotaram as vagas oferecidas, atingindo, dessa forma, pleno êxito. O curso possui os seguintes objetivos;


Objetivo geral:

Compreender, por intermédio de estudos comparativos do depósito fossilífero do Sítio Paleontológico de Peirópolis, o processo de evolução e transformação do ambiente e das condições paisagísticas e climáticas da região de Uberaba.

Objetivos específicos:
§  Compreender os principais aspectos que marcam a Geologia da região de Uberaba;
§  Estudar os processos de fossilização, bem como sua aplicação para a compreensão da evolução do ambiente e do clima regional;
§  Verificar, por meio de estudos da Geologia, Paleontologia, Paleogeografia e da Paleoclimatologia, os elementos e aspectos que marcaram o ambiente e o clima regionais no Cretáceo Superior (cerca de 60 a 70.000.000 de anos atrás);
§  Entender o processo de datação de rochas e estruturas geológicas;
§  Analisar e verificar as relações dos aspectos paleontológicos, paleoclimatológicos, geológicos e ambientais com os diversos campos das tecnologias.

Metodologia:
O primeiro momento, foi realizado em sala de aula da Uniube, no mês de outubro, em dois dias/semana das 17 às 19 horas, constou de aulas expositivas tradicionais.
O segundo momento, realizado no Sítio Paleontológico de Peirópolis, constou de aulas/atividades práticas no campo, em laboratório e no museu dos dinossauros. Essas atividades práticas constaram de observação direta, registro em caderneta de campo, confecção de relatórios de campo, aulas expositivas e práticas, além de registro, em vários meios das atividades realizadas.
Cronograma

Data

Conteúdo / Atividade


Tempo
1ª Semana (duas aulas)
Conceitos e aspectos básicos de Geologia geral e Geologia regional
04 horas
2ª Semana (duas aulas)
Fundamentos de Geologia e Paleontologia
04 horas
3ª Semana (duas aulas)
Paleontologia e processos de fossilização
04 horas
4ª Semana (duas aulas)
Fundamentos de Paleoclimatologia e Paleogeografia
04 horas
Sábado (última semana)
Atividades práticas no Sítio Paleontológico de Peirópolis (pontos de escavação, laboratório e museu dos dinossauros)
10 horas
Total
Aulas teóricas + Atividades práticas
26 horas

Conteúdo do curso

Para facilitar o entendimento da complexidade da temática desenvolvida, o conteúdo do curso foi dividido em quatro campos específicos do conhecimento científico, porém, sem perder a articulação entre as diversas partes, das “partes” com “o todo” e do “todo” com “as partes”.


Na primeira etapa (primeira semana de aulas) o conteúdo tratado foi “A Fundamentação Teórico-prática de Geologia geral”. Nestas aulas foram tratados os diversos aspectos da Geologia geral: constituição da Terra, sua dinâmica, processos de erosão e intemperismo, constituição litológica do planeta, ação do gelo, do vento, das chuvas, das águas de superfície, do clima, dos organismos vivos, dentre outros importantes aspectos.


Na segunda etapa (segunda semana de aulas) o conteúdo foi “Aspectos da Geologia Histórica e Estratigrafia das Bacias Sedimentares”. Nesta etapa foram estudados os principais fatores e aspectos tratados pela Geologia Histórica, como as grandes eras, os períodos e épocas geológicas, a idade da Terra, o processo de datação de rochas e estruturas geológicas. No estudo da Estratigrafia das Bacias Sedimentares foram abordados os diversos tipos de estratos (camadas) rochosos, aspectos concernentes à evolução e entalhamento do relevo terrestre, o entalhamento e evolução das bacias de drenagens, bem como as principais características das três grandes bacias sedimentares brasileiras: a do Parnaíba, a Amazônica e a Bacia do Paraná.


No terceiro momento (terceira semana do curso) o conteúdo apresentado foi “Fundamentos Básicos de Astronomia, Climatologia, Paleoclimatologia e Geologia geral: processos de evolução climática, do relevo e dos continentes”. Neste capítulo foram levantados dados de tempos pretéritos sobre a atmosfera e ambiente primitivos da Terra, a evolução das condições atmosféricas e climáticas, aspectos gerais de Astronomia como a formação das galáxias e das massas planetárias. Foram abordados conceitos e fundamentos relacionados à dinâmica interna da Terra, como o vulcanismo, e os eventos sísmicos (terremotos), além do estudo sobre a tectônica de placas, os processos de formação de montanhas (orogenia) e as características das diversas formas de relevo do mundo e, em especial do Brasil.


Por fim, na última semana, foi abordado o conteúdo “Geologia Regional, Paleontologia e Processos de fossilização: Peirópolis: do Cretáceo Superior ao século XXI”. Neste tópico foram tratados os diversos processos de fossilização, os diferentes tipos de jazigos fossilíferos, as condições essenciais para a ocorrência de fossilização, bem como os diversos tipos de fósseis até hoje encontrados e sua correlação com a evolução dos ambientes terrestres. Ainda nesta etapa estudou-se a teoria de evolução da vida e das diversas espécies de vegetais e animais. No último momento desta etapa foi feita a análise da Geologia regional de Peirópolis e os principais grupos e espécies de fósseis encontrados em Peirópolis. A partir dessa série de dados, foi perfeitamente possível reproduzir a paisagem pretérita (passada), ou seja, o paleoambiente da região de Peirópolis a cerca de 60 a 70 milhões de anos atrás.


O trabalho de Campo em Peirópolis foi a atividade de encerramento do curso


A atividade final de encerramento do curso consistiu de dez horas/aulas /atividades práticas realizada no Sítio Paleontológico de Peirópolis. A viagem para Peirópolis contou com uma para no município de Ponte Alta, onde os alunos visitaram a Cachoeira de Ponte Alta. Esta queda d’água é importante, pois, a observação de seus paredões nos fornecem informações científicas importantes sobre os dois derrames de basalto ocorridos na região, bem como acerca da formação dos sedimentos da formação Marília, nos quais são encontrados os vestígios fossilíferos de Peirópolis. Já em Peirópolis, os alunos (as) tiveram suas atividades divididas em três momentos distintos;

O primeiro momento se deu em aula de campo junto aos pontos 1 e 2 de escavação de fósseis, o segundo momento consistiu em aula no laboratório de preparação de fósseis e o terceiro momento foi a visitação ao Museu dos Dinossauros e ao galpão de exibição de réplicas da Universidade Federal do triângulo Mineiro, onde os alunos, puderam observar a mais recente descoberta: uma espécie de “Preguiça Gigante”, com idade aproximada de 4 milhões de anos (período bem mais recente do que o Cretáceo), encontrada às margens da BR 050, no trecho entre Uberaba e Uberlândia.

Considerações Parciais!   


O curso foi totalmente apostilado e, as apostilas foram elaboradas pelo Prof. Valter Machado da Fonseca e são frutos de intensa pesquisa, por ele realizada sobre o assunto. Elas terão ainda seu conteúdo aprofundado e revisado e serão transformadas em um livro que provavelmente será publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU) e que deverá ser lançado (em diversos momentos) no primeiro semestre do próximo ano. Novas versões do curso serão ofertadas a todos os interessados, de todas as áreas, também no próximo semestre.

Turma de alunos em trabalho de campo - ponto 1 de escavação - Peirópolis/MG

Turma de alunos em trabalho de campo - ponto 1 de escavação - Peirópolis/MG

Peças do laboratório de preparação de fósseis - Peirópolis/MG

Peças do laboratório de preparação de fósseis - Peirópolis/MG

Peças do laboratório de preparação de fósseis - Peirópolis/MG

Peças do laboratório de preparação de fósseis - Peirópolis/MG

Peças do laboratório de preparação de fósseis - Peirópolis/MG

Peças do laboratório de preparação de fósseis - Peirópolis/MG

Ossos da ponta da cauda de Titanossauro - Museu de Peirópolis/MG

Osso de Titanossauro - Museu de Peirópolis/MG

Vista do paredão do ponto 1 de escavações de fósseis (Caieira) - Peirópolis/MG

Cachoeira de Ponte Alta (detalhe do derrame de basalto)

Cachoeira de Ponte Alta (detalhe do derrame de basalto)


Réplica de Titanossauro - Peirópolis/MG

Réplica de Titanossauro - Peirópolis/MG

Simulação da eclosão de ovos de Titanossauro - Museu de Peirópolis/MG

Simulação da eclosão de ovos de Titanossauro - Museu de Peirópolis/MG

Prof. Valter M. da Fonseca e a turma de alunos em trabalho de campo - Cachoeira de Ponte Alta/MG

Uberabasaurus terrificus - Museu de Peirópolis/MG

Prof. Valter com turma de alunos em trabalho de campo - Cachoeira de Ponte Alta/MG

Uberabasaurus terrificus - Museu de Peirópolis/MG
Por fim, o Professor Valter Fonseca agradece a todo o apoio recebido;

Da Universidade de Uberaba que, por intermédio do curso de Engenharia Ambiental representado pelo seu diretor Prof. Dr. André Fernandes que prestou apoio logístico incondicional ao projeto;


Da Universidade Federal do triângulo Mineiro (UFTM), nas pessoas do Prof. Vicente e de sua assessora Mara que receberam com carinho o projeto;


Do João Ismael, estudante de Biologia da Uniube e técnico (preparador de fósseis) da equipe do Prof. Luís Carlos Borges Ribeiro do Complexo Científico de Peirópolis, pela excelente qualidade dos conhecimentos, a nós gentilmente transmitidos durante o trabalho de campo;


Do Programa Institucional de Atividades Complementares (PIAC/Uniube), na pessoa da Solange, que contribuiu de forma decisiva para o êxito do projeto e, por fim;
De todos os alunos que participaram do curso (sem eles o curso não ocorreria), bem como de todos (as) que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o sucesso deste relevante evento científico.

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