Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

SUSTENTABILIDADE: Um conceito/não conceito que se cristaliza e se dissolve...!!!


Prof. MS. Valter Machado da Fonseca*
Desde os meus primeiros estudos acerca do tema “sustentabilidade”, venho afirmando que se trata de um conceito volátil, que se dissolve antes de se cristalizar. Agora, mais do que nunca esta convicção se fortalece. As propostas de sustentabilidade, sob o modelo econômico capitalista, não se sustentam nem teoricamente. O modelo de produção capitalista tem como motor para se auto sustentar, para se manter de pé, a mais valia, que se mantém às custas do aumento exponencial dos recursos da natureza.
O conceito de sustentabilidade socioambiental se embasa no pilar da conciliação do desenvolvimento econômico com a eliminação da pobreza, além de minimizar os impactos sobre os recursos da natureza. Aí, nos vem à mente a pergunta: por que o sistema capitalista, cuja meta central é a reprodução e expansão do capital, por intermédio do lucro (mais valia), se apropriou, de forma tão rápida, do discurso da sustentabilidade? Por que ele passou a fazer o marketing da sustentabilidade socioambiental, se para atingi-la se faz necessário diminuir o ritmo de exploração dos recursos naturais, o que, por sua vez se liga à diminuição de seus exorbitantes lucros?
A resposta a essas indagações se revela de forma simples. O sistema capitalista, bem como seus principais porta vozes (as grandes empresas, os grandes grupos econômicos e as gigantescas corporações inter/multi/transnacionais) se apropriaram do discurso da tão propalada sustentabilidade como forma de agregar valores supostamente ecológicos aos seus produtos, por meio da tal responsabilidade socioambiental. Haja vista, que são as empresas que mais poluem que mais defendem a “sustentabilidade”. Assim, agregando valores supostamente ecológicos aos seus produtos, o capital aumenta consequentemente sua mais valia e, ao mesmo tempo, encontra justificativas perfeitas, que lhe permitam defender o aumento da produção de novas mercadorias e supérfluos, o que não se dá sem a exploração de novas fontes de recursos naturais. Neste sentido, podemos verificar que os princípios nos quais se apoiam as tais propostas de sustentabilidade, na verdade, são totalmente incompatíveis com os fundamentos e as bases do modelo capitalista de produção. São como água e óleo, jamais se misturarão. Nunca será possível conciliar, sob este modelo econômico, propostas de redução da exploração dos recursos naturais e manutenção e expansão da mais-valia, sem a qual o sistema capitalista entraria em colapso total e definitivo.
Então, na verdade, a “onda verde” da sustentabilidade, arduamente defendida nas grandes conferências e reuniões ambientais mundiais, não passa de balela, de falsificação, de um discurso vazio. De fato, isto explica o porquê de todas as conferências sempre terminarem em pizza e se transformarem em um palco, onde se discutem de tudo, menos propostas que visem a resolver os grandes e graves problemas socioambientais do planeta. A tal sustentabilidade socioambiental foi milimetricamente planejada e forjada pelo capital de maneira a aumentar os lucros das elites econômicas e, ao mesmo tempo, servir de desvio eficiente da atenção dos setores bem intencionados da população mundial dos gravíssimos problemas que permeiam a grande crise estrutural que perpassa as engrenagens carcomidas e enferrujadas do capital.
Assim, caros (as) leitores (as) cabem-nos a árdua tarefa de mostrar aos amplos setores que trabalham as questões ambientais acreditando, de forma honesta, nos princípios da tal sustentabilidade socioambiental, que este conceito não passa de uma farsa, de um discurso enganoso, que visa em última instância, a legitimar a superexploração despreocupada dos recursos naturais, bem como a perpetuar a exploração do homem pelo próprio homem.
Cabe a nós, comprometidos com um modelo de sociedade que valorize o trabalho humano e os recursos da natureza, utilizar este discurso no sentido da politização e mobilização dos amplos setores da sociedade, mostrando os desmandos deste modelo econômico que, embasado no arcabouço teórico-discursivo falacioso de uma “sustentabilidade” vazia que visa, simplesmente, perpetuar a superexploração da força de trabalho humano e dos recursos da natureza, como forma de garantir a superprodução de supérfluos e descartáveis em detrimento das verdadeiras necessidades humanas. Sob esta orientação, a dita “Sociedade do Conhecimento” caminha a passos largos para a barbárie generalizada, onde os seres humanos não passarão de simples peças que irão aumentar as montanhas de lixos e descartáveis produzidos pela ganância volátil e especulativa do capital.               


* Escritor. Técnico em Mineração e Geólogo pela UFOP.   Geógrafo, Mestre e doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU). Pesquisador das temáticas “Alterações climáticas” e “Impactos sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. Professor da Universidade de Uberaba (Uniube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário