Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Curso de Paleontologia e Geologia da Engenharia Ambiental teve seu cume em Peirópolis

Por NTV
O Curso de Paleontologia e Geologia idealizado e ministrado pelo professor mestre e doutorando Valter Machado da Fonseca, docente da Universidade de Uberaba, encerrou-se, brilhantemente, com um Trabalho de Campo em Ponte Alta/Peirópolis, neste sábado (dia 19 de novembro de 2011).
O Curso intitulado “ANALISAR O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE: Um estudo geológico, paleontológico e paleoclimático do Sítio Paleontológico de Peirópolis - Uberaba (MG)” foi constituído de dois momentos distintos. O primeiro se deu nas dependências da Uniube (campus II, aeroporto) e teve a duração de quatro semanas, como 4 horas aula/semana, totalizando 16 horas/aulas. O segundo momento, considerado pelo Prof. Valter como o ápice do projeto aconteceu na comunidade rural de Peirópolis e constituiu-se de um Trabalho de Campo, com duração de 10 horas/aulas de atividades práticas.
 A iniciativa teve o apoio essencial do Programa de Atividades Complementares (PIAC/Uniube) e do Curso de Engenharia Ambiental da Uniube, representado pelo seu diretor Prof. Dr. André Fernandes. O Professor Valter Fonseca, destaca, além destas das instituições e nomes citados, o apoio importante da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atual mantenedora do Sítio Paleontológico de Peirópolis, nas pessoas do Prof. Vicente e sua assessora Mara, que acolheu a atividade com muito carinho.
Ele faz um agradecimento especial aos alunos que participaram do minicurso, às colaboradoras (os) da Uniube, Lícia, Camila, Vagner, Aline, Ana Keila, Juliana e agradece, em especial, o grande apoio e esforços da Assessora pedagógica do curso de Engenharia Ambiental da Uniube, Adriana Pontes Silva e à Solange da equipe do PIAC/Uniube. Por fim, o Prof. Valter destaca o apoio de toda a equipe de funcionários do complexo Científico do Sítio Paleontológico de Peirópolis, em especial ao João Ismael, membro da comunidade de Peirópolis, também estudante de Biologia da Uniube e técnico exímio (preparador de fósseis) da equipe do Prof. Luís Carlos Borges Ribeiro, que não mediu esforços na transmissão de seus relevantes conhecimentos durante a atividade de campo. Finalmente, o professor destaca que o curso foi um sucesso muito maior ainda do que se esperava e que ele abriu perspectivas para realização de outras versões, dando oportunidades para novas pessoas interessadas nesta importante área do conhecimento científico. 
A atividade em Ponte Alta/Peirópolis
A atividade de campo foi constituída de duas etapas: a primeira foi realizada na parte da manhã na cachoeira de Ponte Alta, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar in locu os derrames de basalto que marcam as formações geológicas na região. Por intermédio da observação do paredão da cachoeira, é possível observar o primeiro derrame de basalto (localizado na base do paredão), na sequência verifica-se o estrato (camada) de arenito (rocha sedimentar) situado acima da primeira camada de basalto. Logo acima do arenito, observa-se o segundo derrame de basalto (no topo do paredão). A sequência de estratos rochosos evidência, assim, uma camada de basalto, uma camada de arenito e, por fim, mais uma camada de basalto, como se fosse um sanduíche.

Replica de preguiça gigante recem-descoberta


Registros fossilíferos de ossos de Titanossauro no laboratório de prepação de fósseis

Réplica de Titanossauro no gramado em frente ao Museu dos Dinossauros

Painéis explicativos do Complexo Científico do Centro Price, em Peirópolis

Grupo de alunos em atividade prática nos pontos de escavação de fósseis

Técnico em preparação de fósseis João Ismael em seu trabalho no laboratório

Professor Valter M. da Fonseca com os alunos em atividade de campo

Professores Valter e André Fernandes na aula inaugural do curso de Geologia e Paleontologia

Turma de alunos do curso de Geologia e Paleontologia ministrado pelo Prof. Valter
Em Peirópolis, a primeira parte da atividade prática consistiu da observação das técnicas de escavação de fósseis no próprio campo. Os alunos visitaram o pontos 1 e 2 de escavações de fósseis, acompanhados do técnico em preparação de fósseis João Ismael, que repassou todas as informações científicas acerca dos métodos e técnicas de coleta e preparação dos registros fósseis, além de informações sobre aspectos da geologia geral e regional. A atividade prática foi finalizada à tardinha, com a visita ao laboratório de preparação de fósseis, ao Museu dos Dinossauros e às dependências do salão de exposições de réplicas da UFTM. O Prof. Valter Machado reitera a relevância das atividades de campo, fundamentais para complementação dos conteúdos ministrados em sala de aula, além de serem importantes ferramentas que visam ao despertar dos alunos para a pesquisa científica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário